Huambo disponível para acolher uma das fases do Afrobasket`2025

     Desporto           
  • Huambo     Sexta, 15 Março De 2024    11h57  
Huambo: Vista parcial do pavilhão multiusos Osvaldo Serra Van Dúnem
Huambo: Vista parcial do pavilhão multiusos Osvaldo Serra Van Dúnem
Aurélio Janeiro

Huambo – A província do Huambo está disponível para acolher uma das fases do Afrobasket`2025 em sénior masculino, informou, esta sexta-feira, o director do gabinete local da Cultura, Turismo, Juventude e Desportos, Jeremias Piedade.

Em declarações à ANGOP, o responsável afirmou que pelas condições de infra-estruturas desportivas e hospitalares, hoteleiras e turísticas, a província do Huambo assume-se como candidata natural para albergar uma das fases da competição, à semelhança de 2007, quando acolheu a serie C do Afrobasket daquele ano.

Jeremias Piedade espera que o evento seja, tal como em 2007, disputado em várias cidade de Angola.

Recorde-se que a Confederação Africana de Basquetebol (FIBA África) confirmou, recentemente, Angola como palco do 31º Campeonato Africano sénior masculino de basquetebol (Afrobasket 2025), uma candidatura que teve como um dos pontos fortes a capacidade organizativa e infra-estruturais, ultrapassando a concorrência do Marrocos e do Egipto.

Jeremias Piedade adiantou que a província do Huambo, para além do pavilhão multiusos Osvaldo de Jesus Serra Van-dúnem com condições essenciais para acolher os jogos internacionais, possui outros dois gimnodesportivos que podem servir de apoio, sobretudo, para treinos.

Referiu, igualmente, que esta região do Planalto Central do país possui boa rede hoteleira, infra-estruturas hospitalares e estradas significativas que ligam diferentes zonas do país.

Sublinhou que o país tem muitos motivos para sorrir por ter sido seleccionado pela FIBA África para albergar o Afrobasket em 2025, o que vai galvanizar o turismo angolano.

Angola, hendecampeão africano, já organizou as edições de 1989, 1999 e 2007.

Em 2007 a prova decorreu nas províncias de Benguela, Cabinda, Huambo, Huíla e Luanda.

Pavilhão Osvaldo Serra Van-Dúnem

Colocado à disposição da população em 2007, o recinto, localizado no interior da cidade do Huambo, naquele mesmo ano, a série C do Campeonato Africano sénior masculino de basquetebol, que contou com as presenças das selecções nacionais da Nigéria, República Centro Africana, Libéria e República Democrática do Congo.

Ainda no mesmo ano, foi disputado neste pavilhão o grupo B da taça dos clubes campeões africanos seniores masculinos de basquetebol, em que estiveram presentes as formações do Petro de Luanda, ABC da Côte d'Ivoire, Níger Potter do Níger e BC Onatra da República Democrática do Congo.

No ano seguinte, em 2008, acolheu a série B do Campeonato Sénior Feminino de andebol, em que foram protagonistas as equipas nacionais da Côte d'Ivoire, República Democrática do Congo, Tunísia e Camarões.

Foi palco, em 2012, da 11ª edição da Taça Zé Dú, uma prova internacional de hóquei em patins, que opôs as selecções nacionais de Angola, Alemanha, Brasil, Chile, Colômbia e Moçambique.

O recito nunca deixou de acolher provas nacionais em diversas categorias nas modalidades de hóquei em patins, judo, ginástica, voleibol, andebol, basquetebol e futebol salão.

O pavilhão possui dois mil 665 lugares, dos quais 20 para portadores de deficiência, 48 vip e 65 para jornalistas.

Situado numa área plana de dez mil metros quadrados, o pavilhão tem, um dos postais da cidade do Huambo, ao lado o recém-inaugurado Centro Cultural “Manuel Rui Monteiro”, uma infra-estrutura de promoção artística e turística, que encanta a todas as franjas da sociedade. ZZN/JSV/ALH

 





+