Huíla com 14 pré-seleccionados para africano de MMA

     Desporto           
  • Huíla     Terça, 07 Maio De 2024    17h10  
Pré-selecção de MMA
Pré-selecção de MMA
Amélia Oliveira- ANGOP

Lubango – Catorze lutadores de Artes Marciais Mistas (MMA) da província da Huíla integram a pré-selecção nacional, visando o Campeonato Africano a decorrer de 27 deste mês a um de Junho, em Windhoek (Namíbia).

Trata-se de nove atletas da classe feminina e cinco da masculina, que integram o global de 62 de várias províncias do país, cuja pré-convocatória foi divulgada sexta-feira.

Ao falar sobre o assunto, o presidente da Associação provincial de MMA na Huíla, Jacob Mandanji, referiu ser um número "inédito" para a província, pois não tem ultrapassado os quatro.

A Huíla,  conforme a fonte, tem 12 competidores da categoria de juniores e dois dos seniores, em pesos de 48.4, 52.1, 56.7, 65.7, 70.3 e 92.9 quilogramas, respectivamente, um grupo em que pelo menos 12, dos 14 atletas, têm potencial para estrear-se em competições internacionais.  

“No grupo tem duas atletas que vão procurar revalidar o título de campeã africana nas suas categorias, nomeadamente Daniela Mandaji, nos 52 para 56 quilogramas, e Maria Kitoco, na de 70.3 quilogramas”, frisou.

Disse que para a associação, a pré-seleção representa o sentimento de "dever cumprido", não se referindo só no MMA, mas no desporto no seu todo, sobretudo no de combate, por ser a primeira vez que são pre-convocados 14 atletas de uma só província.

Em termos de logísticas, Jacob Mandanji referiu que nada ainda está criado, se sequer os bilhetes de passagem para Luanda, pelo que a Federação da modalidade vai apoiar.

“Vamos fazer uma festa jamais vista nos desportos de luta. Estamos confiantes que sairemos vitoriosos com esses atletas”, reiterou.  

A Associação Provincial da Huíla de MMA controla mais de 300 atletas em dois dos 14 municípios, nomeadamente Lubango e Humpata.  

A actividade é praticada há mais de quatro  anos, mas associação é reconhecida há dois anos. 

Do global de atletas pré-selecionados, 32 são da categoria de seniores e 30 na de juniores, para os pesos palha, mosca, galo, pena, leve, meio-médio, médio, pesado e pesado de mais de 120 quilogramas.

São provenientes das províncias da Huíla, Luanda, Zaire, Cabinda, Benguela, Uíge, Bengo e Namibe. EM/MS





Notícias de Interesse

+