Huíla na Taça Sayovo com oito atletas

     Desporto           
  • Huíla     Sexta, 10 Março De 2023    17h24  
Pormenor de uma prova de atletismo adaptado
Pormenor de uma prova de atletismo adaptado
Marcelino Camóes

Lubango - Oito atletas paralímpicos das classes T11, T46 e auditivos vão representar a província da Huíla na 15ª edição da  Taça “José Sayovo”, a 18 deste mês em Luanda.

Para esse evento, que constitui a primeira prova do ano, foram chamados Pedro Samuel, Dofília Leonardo (auditivos), Kito José Augusto, António Cangombe, Lázaro Pedro, José David (T20), Mário Sacativa (T11) e João Henriques (T46).

A Taça José Sayovo é uma  corrida pedestre, numa extensão  de 10 quilómetros, reservada a atletas com deficiência, federados e populares. Foi instituída pelo Ministério da Juventude e Desportos, em jeito de reconhecimento aos feitos do antigo velocista e campeão olímpico que dá o nome à prova.

José Armando Sayovo conquistou três medalhas de ouro nos Jogos Paralímpicos de Atenas, Grécia, em 2004, nas provas de 100, 200 e 400 metros, na classe de T11 (deficiência visual total).

Em declarações à ANGOP o presidente da Associação dos Desportos Adaptados,  Eduardo Samuel José, fez saber que as condições estão criadas, pois há duas semanas receberam o calendário da época desportiva e a equipa tem tempo para preparar-se.

“Essa prova será uma sequência, porque em Dezembro participamos da São  Silvestre, com o nosso atleta com deficiência auditiva a vencer, enquanto o T46 ficou em segundo lugar, pelo que na Taça José Sayovo esperamos conquistar  lugares cimeiros”, realçou.

Eduardo Samuel referiu que neste momento aguarda pelo apoio do Governo provincial para a compra dos bilhetes de passagem de ida e volta dos atletas, cuja partida está prevista para o dia 16.

A Associação  dos Desportos Adaptados  da Huíla, tem outras  modalidades, como o Basquetebol em cadeiras de rodas, Voleibol sentado, o Futebol Salão e  o  Futebol para cegos, que movimenta 217 atletas. BP/MS





+