Huíla poderá ter centro de alto rendimento

     Desporto           
  • Huíla     Quarta, 04 Janeiro De 2023    17h48  
Huíla: Nuno Mahapi - governador
Huíla: Nuno Mahapi - governador
José Filipe

Lubango - A província da Huíla prevê instalar um centro de alto rendimento no complexo turístico e desportivo Nossa Senhora do Monte, arredores da cidade do Lubango.

O projecto remetido ao Governo Central para efeitos de estudos e adequação orçamental, anunciou, esta terça-feira, no Lubango, o governador da Huíla, Nuno Mahapi.

O centro de alto rendimento é um pólo desportivo, unidade operativa que vai abranger instalações, equipamentos desportivos e serviços de apoio multidisciplinar. Inclui valências de treino, investigação, medicina, fisioterapia, psicologia, nutrição, entre outras.

A unidade terá como finalidade a melhoria e optimização do rendimento desportivo, proporcionando aos praticantes de alto rendimento ou que integrem selecções nacionais as adequadas condições de preparação desportiva e de optimização de performance.

Terá a missão de atender prioritariamente as necessidades das federações desportivas e detectar e potenciar talentos desportivos, possibilitar estágios, avaliar, controlar e optimizar o treino, a investigação científica e monitorizar resultados.

Em declarações à imprensa, no final de uma visita a Huíla da ministra da Juventude e Desportos, Palmira Barbosa,o governador provincial afirmou que o parque da Nossa Senhora do Monte, com as valências já existentes e outros equipamentos que se pretendem construir, tornará a zona turística num centro de alto rendimento.  

Disse que o projecto vai, nos próximos dias, ser submetido ao governo central, na perspectiva de se candidatar para a construção do centro e esperar que o Executivo possa mobilizar recursos financeiros para a sua concretização.

Considerou que a província tem uma rede hoteleira “muito forte”, daí a necessidade de se aproveitar as infra-estruturas de alojamento existentes no local, para a construção de mais campos.

Nuno Mahapi realçou que se poderá dinamizar também os desportos colectivos e individuais.





+