Futebol com muletas renasce 17 anos depois na Huíla

     Desporto           
  • Huíla     Segunda, 06 Março De 2023    17h04  
Equipa de futebol de muletas
Equipa de futebol de muletas
Valentino Yequenha - ANGOP

Lubango -   A Associação Provincial dos Desportos Adaptados da Huíla está a reactivar a prática do futebol com muletas, na província, após 17 anos de paralisação por faltas de material, informou hoje,  segunda-feira, o seu presidente,  Eduardo Samuel  José.

A província da Huíla, em 2005 foi pioneira no país, com  a implementação de futebol com muletas, tendo sido constituídas, na altura, duas equipas masculinas. Trata-se das  equipas  dos Antigos Combatentes e Veteranos da Pátrias e da Associação de Pessoas com Deficiência  “Elavoco” e como a modalidade não tinha expressão, as competições eram  realizadas internamente.

O processo de revitalização já começou com a identificação de novos valores, após promessa de apoio material, por parte do Comité Paralímpico Angolano.

Em declarações hoje, segunda-feira, à ANGOP,  no Lubango, Eduardo Samuel, fez saber que tinham deixado de ser realizadas competições por faltas de muletas canadianas, assim como de outros equipamentos para a sustentabilidade do projecto.

“Temos a garantia do Comité Paralímpico em apoiar-nos  com  algumas muletas canadianas e outro material complementar para a revitalização do Futebol com muletas”, disse a fonte.

Segundo o dirigente, está-se a trabalhar no cadastramento dos atletas para a prática do futebol adaptado, pelo que tão logo chegar o apoio material do comité, a actividade prática arranca, com os treinos e constituição da equipa.

Detalhou que  numa primeira fase pretende-se formar apenas  uma  equipa, a ser denominada  “Misto da Huíla”, a fim de participar no campeonato nacional.

A Associação  dos Desportos Adaptados  da Huíla tem outras  modalidades, como o Basquetebol em cadeiras de rodas, Voleibol sentado, Atletismo em  T-11 e T-42, o Futebol Salão e  o  Futebol para cegos. BP/MS





Notícias de Interesse

+