Humpata acolhe nacional de “corta-mato” no sábado

     Desporto           
  • Huíla     Quinta, 03 Março De 2022    11h25  
Huíla: Atletismo de corta-mato
Huíla: Atletismo de corta-mato
Angop

Lubango – Mais de 200 fundistas de oito províncias do país disputam neste sábado, no município da Humpata, província da Huíla, a 41ª edição do campeonato nacional de atletismo em “corta-mato”.

Serão provas em juniores e seniores  de ambas classes, num percurso de dez quilómetros no interior do polígono florestal da comuna da Palanca, a 22 km do Lubango.

A informação foi hoje, quinta-feira, dada à ANGOP, pelo secretário-técnico da associação provincial de Atletismo da Huíla, Augusto Diogo Seco, tendo realçado ser a 3ª vez consecutiva  que a província acolhe tal evento e é por sinal a primeira da Federação Angolana de Atletismo no seu calendário deste ano.

Detalhou que nessa competição prevê-se que estejam presentes atletas de clubes da Huíla, Namibe, Cuando Cubango, Huambo, Benguela, Bié, Cuanza Sul e Luanda.

Destacou que desde que foram  notificados para a realização do nacional, trabalhou-se administrativa e tecnicamente para um prova exitosa e que as condições estão criadas para o efeito.

Detalhou que atendendo a situação da Covid-19, a federação vai contar somente com dois escalões, juniores e seniores em ambos os sexos, para evitar ajuntamentos.

Por outro lado, segundo ele, como a Huíla vem trabalhando "arduamente" na massificação, a margem do evento serão realizadas mais duas provas “especiais” que não  fazem parte do calendário, com a participação de 60 atletas nos  escalões  de iniciados e juvenis.

A prova anterior conquistada pelo Interclube, pelos seus atletas Francisco Caluvi  e Ernestina Paulino.





+