AIDA lamenta morte de Adão Gabriel

     Desporto           
  • Luanda     Segunda, 30 Novembro De 2020    19h26  
Logotipo da RNA
Logotipo da RNA
Divulgação

Luanda – A direcção da Associação de Imprensa Desportiva Angolana (AIDA) manifestou a sua consternação pelo falecimento do jornalista Adão Gabriel, ocorrido sábado último, em Luanda, por doença.

Em nota de condolências a que Angop teve hoje, segunda-feira, acesso, a AIDA realça que Adão Gabriel foi um exímio narrador e noticiarista, num percurso pontuado pela sua presença na Rádio Nacional de Angola (RNA), que cobriu o Campeonato do Mundo de Futebol em 1990, na Itália.

“A velocidade e a destreza imaginativa na descrição dos lances levaram Adão Gabriel a registar na sua voz, aos microfones da Rádio 5, o grito de golo mais longo, aguardado e desejado na história do futebol angolano”, realça o documento.

 A AIDA acrescenta que Adão Gabriel deixa um legado a preservar e que servirá de guia para os que se iniciam “na arte de pintar imagens com palavras, numa sonoridade ao alcance de vários públicos, sem distinção de idade e nível de instrução”.

Em nome dos seus membros, a AIDA associa-se à família enlutada, na partilha da dor pela partida deste insigne oleiro da palavra”, sublinha.

Adão Gabriel nasceu na província de Malanje (Marimba), no dia 22 de Julho de 1961, tinha, portanto, até à data, 59 anos de idade.

O radialista trabalhou em Benguela no período de 1979 a 1996, transferindo-se para Luanda, onde foi enquadrado no canal desportivo da Rádio Nacional de Angola “Rádio – 5”.

Adão Gabriel notabilizou-se como locutor de actividades desportivas, com destaque para a modalidade de futebol.

Foi um dos relatores na cobertura do Campeonato do Mundo, decorrido em 2006, na Alemanha, onde Angola marcou presença pela primeira e única vez até agora.

 





Notícias de Interesse

+