INEMA assiste 30 atletas na São Silvestre de Luanda

     Desporto           
  • Luanda     Segunda, 01 Janeiro De 2024    00h18  
Serviços de saúde do INEMA
Serviços de saúde do INEMA
Domingos Cardoso - ANGOP

Luanda - Trinta (30) atletas foram, hoje (domingo), assistidos pelo Instituto de Emergência Médicas de Angola (INEMA), na 67ª edição da corrida de fim de ano, a São Silvestre de Luanda2023, em 10 quilómetros.

Em declarações à ANGOP, no final da prova, que teve a partida, no Largo da Mutamba, com término no Estádio dos Coqueiros, o chefe de departamento do Gabinete provincial de Luanda, Nelson Tiago, dos atendidos, foram transferidos quatro (4), para uma das unidades hospitalares da capital do país.

Destes, foi um atleta de 31 anos, que contraiu luxações, por ocasião de uma queda na zona da avenida Ho-Chi-Minh, o segundo de 35 anos, que caiu na zona do Alameda Manuel Van-Dúnem, e os dois últimos de 25 e 40 anos, que cortaram a meta e caíram, transportados inconscientes ao hospital.

Explicou que, os dois são estrangeiros e femininos do Zimbabwe e da Namíbia, os restantes foram nacionais masculinos.

Para dar resposta, o INEMA esteve à disposição dos atletas, 30 efectivos, seis ambulâncias, dos quais, três de suporte avançado, quatro médicos, 20 Enfermeiros e seis (6) motoristas.

Na ocasião, o porta-voz da Polícia Nacional, Nestor Goubel, considerou que o balanço provisório é positivo, porque todos os atletas conseguiram cortar à meta, sem qualquer situação anormal durante o percurso.

Esclareceu, que apesar de tudo, vão continuar a receber relatórios de todas as forças envolvidas, por que tiveram para o asseguramento da corrida cerca de três mil efectivos dos mais variados ramos do Ministério do Interior, para o posterior balanço final.    

A 67ª edição foi conquistada pelo namibiano Daniel Paulus (29:32), seguido do zimbabweano Moses Tarakinyu (29:54), com o angolano António Teko (30:31), a ficar na quarta posição (masculinos).  

Em femininos, o triunfou igualmente para a namibiana Helalia Johannes (34:08), ficando na posição imediata, a queniana Margaret Monicah (34:32) e a angolana Ernestina Paulino (35:38), em terceiro.

Estiveram nesta São Silvestre, a Namíbia, Etiópia, Zimbabwe, Moçambique, Ilhas Maurícias, Somália, Gâmbia e Quénia, além de mais de dois mil atletas angolanos.

A prova, que partiu do Largo da Mutamba, passou pelas Avenidas Amílcar Cabral, Revolução de Outubro, Ho-Chi-Minh, Alamedas Manuel Van-Dúnem, Largo do Kinaxixi, ruas da Missão, Cirilo da Conceição, 4 de Fevereiro, Largo do Baleizão, Rua Francisco das Necessidades, terminou no Estádio dos Coqueiros. BSV/VAB





+