Interclube vence 1º de Agosto e apura-se para final  

     Desporto           
  • Luanda     Domingo, 28 Abril De 2024    22h20  
UNITELBASKET: Interclube vs 1º de Agosto
UNITELBASKET: Interclube vs 1º de Agosto
Nelson Malamba - ANGOP

Luanda - O Interclube apurou-se hoje (domingo), em Luanda, para a final do Campeonato Nacional sénior masculino de basquetebol, ao vencer o 1° de Agosto, por difíceis 84-83, no prolongamento do jogo, disputado no pavilhão da Cidadela.

Com o triunfo no play off, a melhor de três partidas das meias-finais, a equipa da “polícia” defronta, na final, o Petro de Luanda, que também afastou a Casa do Pessoal do Porto do Lobito, por duas vitórias a zero.

No desafio, a formação “militar” no quarto inicial, entrou a carregar, ao passo que o inter teve uma actuação mais criteriosa, mas perdendo 18-21.

Os “polícias”, no segundo período, apesar de terem melhorado a sua estratégia ofensiva, cometiam alguns erros defensivo e não tinham consistência nos lançamentos.

Nos dois empates neste período, por 23-23, aos sete minutos, e 25-25, aos cinco, para terminar o quarto, foi o visitante que levou a melhor, com dois pontos de vantagem (39-37).

Sem o seu técnico principal, Lázaro Adingono, por castigo federativo, o 1º de Agosto,   no terceiro quarto, orientado pelo adjunto Miguel Lutonda pediu mais concentração aos seus pupilos, visto que o objectivo era de empatar os play-off e forçar o terceiro jogo.

Mesmo assim, no terceiro período, o mais equilibrado, foram os donos da casa quem venceram, com cinco pontos de vantagem (55-50).

No último período, quando tudo estava a favor do 1° de Agosto, que vencia, por 74-71, Valdelicio Joaquim estragou a festa dos “militares”, ao marcar um triplo, que empatou (74-74) e levou o jogo ao prolongamento de cinco minutos.

Já na fase derradeira, a experiência dos jogadores do Interclube veio ao de cima e conseguiram 10 pontos, contra nove do 1º do Agosto.

O jogador Elcana Paca, do 1° de Agosto, foi o melhor marcador da partida, com 22 pontos, seguido de Wilson Ambrosio, do Interclube, com 18.

Na primeira “mão” dos play-off, o Interclube venceu o 1° de Agosto, por 101-99.

O Petro de Luanda também está apurado para a final do nacional, mercê dos dois a zero nas meias-finais, a melhor de três jogos, diante da Casa do Pessoal do Porto do Lobito, por 100-66 e 92-91.

Com arbitragem de António Bernardo, coadjuvado por MBunga Pedro e Fernando Seco, as equipas marcaram da seguinte forma:

Interclube - Emanuel Sebastião (00 pontos), Elmer Félix (08), Fabio António (08), Francisco Gomes (03), Jonatan Ndjundo (09), Edvaldo Simão (02), Geovani Kibinga (10), Valdelicio  Joaquim (13), Hermenegildo Santos (08), Wilson Cassav (02), Wilson Ambrósio (18) e Carlos Cabral(03).

Técnico: Apolinário Paquete

1° de Agosto - Tiago Fernandes (11), Bamba Cissé (17), Helder Fernandes (03), Gelson Varandas (09), Ivacachi Bras (02), Gidião Manayame (00), Marcelo João (08), Fábio Domingos (02), Eliseu João (07), Eric Amândio (00), Edmilson Inglês (02) e Elcana Paca (22)

Técnico: Miguel Lutonda

BSV/VAB  





+