Irregularidades retiram selecção de MMA dos Jogos Africanos

     Desporto           
  • Luanda     Terça, 19 Março De 2024    19h52  
Selecção Nacional de MMA no Campeonato do Mundo (arquivo)
Selecção Nacional de MMA no Campeonato do Mundo (arquivo)
DR

Luanda – A Federação Angolana de Artes Marciais Mistas (MMA) retirou a Selecção Nacional dos Jogos Africanos, que decorrem até dia 23 em Accra (Ghana), por falta de transparência por parte da Global Association Of Mixed Martial Arts (GAMMA), entidade contratada pelo comité organizador para gerir o torneio da modalidade.

Em conferência de imprensa, realizada esta terça-feira, em Luanda, o presidente da Federação Angolana de Artes Marciais Mista (FAMMA), Armando Diogo, afirmou que desconhece a idoneidade da GAMMA, por esta não estar filiada na Federação Internacional de Arte Marciais Mistas (IMMAF) e nem na Confederação Africana de Artes Marciais Mistas (MMAAC).

O motivo da decisão, conforme o dirigente, deve-se ao facto de o regulamento do evento prever provas conjuntas entre atletas federados e amadores, contrariamente ao estipulado internacionalmente.

Segundo o responsável, tão logo o chefe da caravana, o secretário-geral da FAMMA, José Gomes, deparou-se com tal situação, comunicou imediatamente aos órgãos superiores que aconselharam Angola a preservar a integridade dos seus lutadores.   

“O facto é que os atletas amadores, como são os angolanos, foram emparceirados com os profissionais, contrariando os princípios que regem a modalidade”, reiterou.

Para demonstrar a desorganização a que se referiu, Armando Diogo citou como exemplo o facto de a atleta de 13 anos de idade, Stélvia Munhanha, campeã do mundo de Júnior (44kg), ter sido emparceirada com uma adversária sénior da classe profissional.

Explicou que, dado o cenário, em conjunto com o coordenador da missão angolana ao evento, António da Luz, a federação retirou os seus concorrentes da prova.

Para melhor esclarecimento sobre o sucedido, de acordo com a fonte, realiza-se sábado uma reunião entre o país anfitrião e o comité organizador dos jogos, com a presença do Presidente da FAMMA, Armando Diogo.  

 Eis os atletas da Selecção Nacional:

Stélvia Munhanha -44kg, Daniela Mandanji-52.2 kg, Lassaleth António-61.2 kg, Maria Kitoco-70.3 kg, Wilson Manuel-56.3 kg, Tulunda Miguel -70.1 kg, Stanislau Wezy-83.9 kg e Mário de Melo-93 kg.

 BSV/MC

 





+