Jardel sugere “caminho” para crescimento do futebol

     Desporto           
  • Luanda     Quinta, 28 Outubro De 2021    19h59  
Ex-futebolista Mário Jardel
Ex-futebolista Mário Jardel
António Escrivão

Luanda – O ex-avançado brasileiro Mário Jardel apontou esta quinta-feira, em Luanda, a profissionalização do futebol como “caminho” para o desenvolvimento da modalidade em Angola.

Em declarações à ANGOP, após visita às instalações do GD Interclube, sitas no Estádio 22 de Junho, no Rocha Pinto, Jardel disse ter pouco conhecimento do futebol nacional, mas, ainda assim, considera que o país tem potencial físico e humano, pelo que falta profissionalização e abertura desta ao mundo, a exemplo da Nigéria, Senegal, Marrocos, Egipto e Cabo Verde, país que a nível do Ranking da FIFA estão acima de Angola.

Na sua opinião, deve-se abordar profundamente a temática entre os dirigentes desportivos e implementar políticas direccionadas ao profissionalismo.

“O futebol é também um meio de superação, tira muita gente da pobreza, e em Angola não é diferente. Precisa-se trabalhar com foco e poderão aparecer no país bons jogadores”, disse, fazendo alusão a nomes como Lionel  Messi, Cristiano Ronaldo e Ronaldinho Gaúcho.

Quanto ao que viu no Interclube, considerou que a agremiação afecta à Polícia Nacional está em bom caminho, pelo que deve somente melhorar em pequenos aspectos, os quais não avançou.

O visitante foi guiado pelo presidente do clube, Alexandre Canelas, que lhe informou do funcionamento da agremiação campeã nacional em 2007 e 2010, e depois orientou uma palestra, dirigida aos jogadores e técnicos da equipa principal, durante a qual falou sobre a sua trajectória no mundo e incentivou os presentes a continuarem focados nos seus objectivo, nunca desistirem.

Jardel está no país desde quarta-feira e sexta-feira visita as instalações da Federação Angolana de Futebol (FAF), onde deve manter um encontro com o presidente Artur Almeida e Silva.

Entre outros títulos individuais, o brasileiro, ex-jogador do FC Porto e do Sporting de Portugal, foi melhor marcador a nível dos campeonatos nacionais na Europa, na época de 1999/2000.





+