Jogos Olímpicos com EUA líder no quadro de medalhas

     Desporto           
  • Luanda     Domingo, 08 Agosto De 2021    19h08  

Luanda – A presente edição dos Jogos Olímpicos de Tóquio2020 (Japão) encerrou hoje, domingo, com os Estados Unidos da América (EUA) a terminarem na liderança do quadro geral de medalhas.

Durante a cerimónia esta noite, o presidente do Comité Olímpico (COI), Thomas Bach, declarou o encerramento do evento de erão. O próximo será realizado em Paris, em 2024.

Os americanos levam para casa um total de 113 medalhas, das quais 39 de ouro, mais uma que a China, na segunda posição.

Os anfitriões ficaram na terceira posição, com 27 medalhas de ouro, competição em que a melhorar prestação de África fica com o Quénia, com 10 medalhas, quatro de ouro, igual número pratas e duas de bronze.

Entre os lusófonos, o Brasil foi o melhor ao conquistar sete de ouro, seis de prata e oito de bronze, obtendo no total  de vinte e uma medalhas.

Angola, que teve na selecção de andebol a sua esperança em chegar aos quartos de final, como foi na edição dos Jogos Olímpicos do Rio2016, viu-se arredada da prova depois de empatar na despedida da fase regular.

As "pérolas" de África venceram o Japão (28-25) e empataram com a Coreia do Sul (31-31). Perderam com Montenegro (21-30), com a Holanda (28-37) e com a Noruega (22-33).

A participação de Angola nos Jogos Olímpicos ficou orçada em Kz 460 milhões. O material para a vela (embarcação, material auxiliar, envio e regresso de Tóquio) custou Euros 30 mil, segundo o Comité Olímpico Angolano (COA).

Além da vela e o andebol, Angola participou ainda com o atletismo, natação e judo, todas eliminadas prematuramente.

 





+