Automobilismo: Roxo vence troféu “Huambo Cidade Vida”

     Desporto           
  • Huambo     Domingo, 24 Setembro De 2023    22h32  
1 / 2
Jose Roxo vence troféu Huambo Cidade Vida em automobislismo
Jose Roxo vence troféu Huambo Cidade Vida em automobislismo
Valentino Yequenha
2 / 2
Troféu Huambo Cidade Vida
Troféu Huambo Cidade Vida
Valentino Yequenha

Huambo – O piloto José Roxo, da ZR3 Racing, da província do Namibe, venceu hoje, domingo, a prova de automobilismo, denominada “Troféu Huambo Cidade Cida”, na categoria A de automóveis com 2000 centímetros cúbicos, ao somar 47 pontos.

A prova, da 6ª ronda do Campeonato Nacional de velocidade em automobilismo e motociclismo, iniciada a 02 de Abril do ano corrente, na província do Namibe, foi disputada, também, nas classes B de veículos até 1600 centímetros cúbicos (CC) , D de automóveis a diesel e na GP e Sport C2, bem como no motociclismo em EVO 600 CC e AGP 600 CC.

A mesma, disputada em circuito fechado de 3.300 quilómetros, em duas mangas para cada categoria, visa saudar os 111 anos da fundação da cidade do Huambo, assinalados a 21 deste mês o lema “Huambo, construindo o futuro”.

José Roxo, segundo classificado no nacional, com 145 pontos, bateu na concorrência o líder, Alberto Spínola, da Angotruck Tacing Team, com 170, bem como o quinto, Luís Gonçalves, da Team So Scapes, com 26, ambos da província de Luanda , que completaram o pódio, com 46 e 32 pontos, respectivamente

Com este triunfo, o vencedor do troféu continua na segunda posição, com 192 pontos, menos 24 que o primeiro, Alberto Spinola, que soma 216. Já Luís Gonçalves soma 58 e ascende para o terceiro lugar do campeonato.

Para além do troféu de vencedor da prova, José Roxo levou, também, o de melhor equipa e posição.

Na classe B de veículos até 1600 centímetros cúbicos, venceu Nicolau Albano, da Albano Racing, com 51 pontos, numa prova que contou com a participação de quatro pilotos, todos da província da Huíla.

Nicolau Albano, segundo classificado do nacional, derrotou, também, na competição, o primeiro classificado, Carlos Fernandes, da Team Fernandes Racing, que ocupou o segundo lugar, no troféu Huambo Cidade Vida, e o terceiro Nelo Huambo, da Albano Racing, que quedou -se na última posição do pódio.

Nicolau Albano conquistou, igualmente, o troféu de melhor equipa, ao passo que o de melhor posição foi atribuído a Nelo HuHuambo.

Já na classe D de automóveis a diesel, Carlos Maio, da LM Racing, da província do Namibe, o quinto do Nacional, foi o grande vencedor da prova, ao obter 53 pontos.

Ao passo que o líder do nacional, Edwin Santos, da Org. A Ai Santos Racing, também, do Namibe, ficou no segundo lugar, com 33 pontos, relegando o seu colega de equipa e segundo do nacional, Jason Santos, para o terceiro posto da prova, igualmente, com 33.

Carlos Mário levou, também, para a casa, o troféu de melhor equipa e posição.

Para a GP e Sport C2, Mário Ferreira, primeiro do nacional, e José Costa, terceiro, ambos da JN Trans Racing, da província de Benguela, ocuparam o primeiro e segundo lugar, com 53 e 33 pontos, respectivamente, enquanto o também benguelense Ilídio Cardoso, segundo, da Team Grupo Cosal, com 23, fechou o pódio da classe que contornou com a participação de cinco concorrentes.

O prêmio da posição e melhor equipa foi conquistado pelo primeiro classificado.

No motociclismo, o Sidney Pinto, da Brick By Brick Team, da província de Luanda, quarto do Nacional, venceu na categoria da AGP 600 CC, com 50 pontos, levando a melhor contra Marco de Jesus, da Team Cuando Cubango e líder do nacional , que ocupou o segundo lugar, com 40.

No terceiro lugar, com 27, ficou Lourenço Morais, da JF-Pescas da província do Namibe, sétimo classificado do campeonato.

No seu título de campeão do Troféu Huambo Cidade Vida, Sidney Pinto acrescentou o de melhor equipa e posição.

Na categoria de EVO 600, Adilson Pinto, da Org. AI Santos Racing do Namibe, exige-se como líder do nacional e venceu o troféu na categoria, ao totalizar 50 pontos, mais 14 (36) que o segundo, Jerónimo Carvalho, da Team Kwanza Sul, os mesmos pontos que obteve o seu colega de equipe, Marcos Fonseca, no terceiro lugar.

O troféu de melhor equipe da categoria, em que correram seis pilotos, foi conquistado por Adilson Pinto, ao passo que Marcos Fonseca ficou com a melhor posição.

Durante o troféu testemunhado pela governadora da província do Huambo, Lotti Nolika, e o presidente da Federação Angolana de Desportos Motorizados (FADM), Ramiro Barreira, foi homenageado, a título póstumo, o piloto Wilson Cardeau, corredor desta região, falecido a 29 de Julho por último, vítima de acidente durante a última sessão dos treinos livres do Grande Prémio Cardoso Albernaz, que teve lugar no Circuito Santos Pera, em Benguela, com atribuição de menções honrosas aos seus pais e esposa.

A organização homenageou, igualmente, a governadora do Huambo, pelo seu contributo e apoio no desenvolvimento da modalidade na província e no país, em geral.

Em declarações à imprensa, no final da competição, o presidente da FADM fez saber que a modalidade no país continua a registar crescimentos significativos com a inclusão de novos pilotos, para além de se constituir num vector de promoção do turismo nacional.

Por sua vez, o governadora positivamente o Troféu Huambo Cidade Vida -111 anos, por conta da boa participação dos pilotos de diversas províncias do país, assim como o nível competitivo que demonstrou ao longo da prova.

O governante garantiu o apoio do Governo do Huambo na realização de mais provas do género, de modo a galvanizar o desenvolvimento do desporto motorizado na região.

As quatro primeiras provas do Campeonato Nacional de velocidade, a uma do fim, foram realizadas no Namibe, em Abril (1ª), Benguela, Maio, (2ª), Malanje, Junho (3ª) e Huíla, Agosto, (5ª), situando-se por se realizar a quarta, que não se cumpriu na data prevista, em Julho, em Benguela, por conta da morte do piloto Wilson Cardeau.

A última está prevista para Novembro, na província do Bengo. VKY//ALH

 

 





+