Neide procura pontos para Jogos Olímpicos

     Desporto           
  • Luanda     Segunda, 15 Fevereiro De 2021    18h46  
Diassonema Neide, Judoca Angolana.
Diassonema Neide, Judoca Angolana.
Marcelino Camões

Luanda – A judoca Diassonema Neide disputa, a partir de quinta-feira, em Israel, o “Grand Slam” de Tel Aviv enquadrado nos circuitos mundiais da modalidade, qualificativos aos Jogos Olímpicos de 23 de Julho a 8 de Agosto próximo, na cidade japonesa de Tóquio.

No evento, que terá lugar de 18 a 20 deste mês, a 54ª do ranking feminino da Federação Internacional de Judo (FIJ) vai procurar aumentar a sua pontuação, de modo que possa manter-se entre as elegíveis para o evento nipónico.

Diassonema Neide é a campeã africana em título dos 57 quilogramas, feito obtido em Dezembro de 2020 em Antananarivo, capital do Madagáscar.

Neide, orientada tecnicamente pela ex-atleta Fátima Moreira “Faia”, beneficia de uma bolsa atribuída pela Solidariedade Olímpica em um centro de treinamento e alto rendimento em França.

 Na busca de pontos para os Jogos Olímpicos, a judoca do 1.º de Agosto disputou já em 2017 um circuito mundial na Hungria denominado “Grand Slam de Budapeste”, sendo o “Grand Slam de Tel Aviv” a segunda etapa do calendário da FIJ.

Os circuitos mundiais prevêem mais quatro “Grand Slam”, designadamente, o de Tashkent, Antalya, Tbilisi e Paris, além de um Campeonato Pan-Americano e um Mundial, no fim do qual a FIJ divulgará a lista dos eleitos para Tóquio.



Tags



+