Kikolo conquista Gala do Desporto Comunitário

     Desporto           
  • Luanda     Domingo, 01 Outubro De 2023    12h45  
Entrega de troféus aos vencedores do torneio de boxe da 1ª edição da Gala Municipal do Desporto em Cacuaco
Entrega de troféus aos vencedores do torneio de boxe da 1ª edição da Gala Municipal do Desporto em Cacuaco
Herlander Massaqui-ANGOP

Cacuaco (Luanda) - A Escola Kikolo dominou, este sábado, na comuna da Funda, município de Cacuaco, em Luanda, o torneio de boxe da 1ª edição da Gala Municipal do Desporto, ao conquistar sete medalhas de ouro, totalizando 30 pontos, por equipas.

O segundo lugar foi ocupado pela formaão de Cacuaco/sede, que  obteve uma medalha de ouro, três de prata e cinco de bronze, totalizando 19 pontos.

Nas posições seguintes ficaram os Mulenvos, sem ouro, cinco medalhas de prata e um saldo de 15 pontos, ao passo que a representação do Distrito Urbano do Sequele ficou em quarto, com uma de bronze (1 ponto), além de ter sido considerada a equipa "fair-play".

Por categorias, Delson Víctor (Kikolo) ganhou nos 48 kg, deixando a prata para Kilombo Pacho (da equipa Leão Palanca).

Nos 51 kg femininos, Paulina Nzito (Kikolo) arrebatou a medalha de ouro e Engrácia Tanzai (Diabo Mau-Mau) ficou com a prata.

Em masculinos, Victor Ndoma Danda (Kikolo) foi melhor, seguido por Damião Manuel (Mulenvos) e Nzuzi Mbaka (Leão Palanca).

 

Nos 54 kg, fecharam o pódio Telami Filemon (Kikolo), Fiel David Filipe (Mulenvos) e António Nzinga (Mabor), ao passo que nos 57 kg os três primeiros foram Faustino Mananga (Electro Lobito), Lando Cristiano (Mulenvos) e Tango Pedro (Jefo Sport).

Bernardo Sandro (Kikolo), com ouro; Daniel Humberto (Cacuaco/sede), com prata; Celestino Dande (Mulenvos), bronze, dominaram nos 60 kg, e um pouco mais acima do peso (63,5 kg) António Kimbuala (Kikolo), Daniel Humberto (Cacuaco/sede), Vidal Batalha (Cacuaco/sede) impuseram-se à concorrência.

Com ovação da plateia, nos 67 kg, Isaías Francisco (Cacuaco/sede), Josué Dias Kitoko (Mulenvos), Demi Robo (Cacuaco/sede), assim como, nos 71 kg, Wiliam Muanda (La Finca); Alunga Nicolau (Mulenvos), Aldair Carvalho (Cacuaco/sede) suplantaram os adversários e fecharam os três lugares cimeiros.

Os adeptos viram, igualmente, nos 75 kg, o trio do pódio liderado por Avelino Joaquim (Kikolo), João Tomás (Cacuaco/sede), Jaime Muangala (Cacuaco/sede), bem como a classificação individual, nos 80 kg, de Francisco Pukuta (Mabor), Rossi Francisco (Zena Force), Israel Garcia Carlos (La Finca). Apenas com dois lutadores, nos 92 kg, o triunfo coube a José Nhambala (La Finca) ante André Paulino (Cacuaco/sede) que arrebatou a medalha de prata.

No final da Gala Municipal do Desporto Comunitário, o presidente da Federação Angolana de Boxe, Simão Muanda, elogiou o projecto da Administração de Cacuaco, considerando que a ideia é tornar modelo a iniciativa piloto que visa transformar a circunscrição em “município do boxe”.

“O nível ainda não é o desejado, mas tudo faremos para que dentro do projecto de massificação sejam formados os técnicos locais e assim, futuramente, termos uma melhor qualidade”, disse o responsável federativo, ressaltando que o desporto pode ser o veículo para salvaguardar a área social dos atletas.

Disse ter recebido garantias do administrador Auzílio Jacob de haver espaços reservados para assegurar melhor formação dos atletas e desenvolvimento de projectos, antes de destacar esta vontade das autoridades locais de Cacuaco, pois “a intenção é multiplicar o exemplo para outras regiões do país”.

 Enquanto isso, o administrador de Cacuaco, Auzílio Jacob, disse à ANGOP, que o torneio é um ensaio do que se projecta no município, com vista a dar oportunidade aos jovens que não têm outras realizações pessoais, como estudos e ausência de empreendedorismo, mas que possuem uma arte e modalidade desportiva para dirigir o rumo da vida.

 

“Em Fevereiro deste ano, adquirimos material desportivo, formamos monitores e distribuímos este material aos bairros. E demos um prazo para ver se conseguíamos desta distribuição encontrar resultados que pudessem justificar o investimento’’ - sublinhou.

Disse por outro lado, que está a ser avaliado o resultado destas entregas para ver se foi conseguido neste espaço de tempo, ter atletas em condições para se continuar a investir e se transformarem como federado.

Para o responsável, com esta iniciativa é possível ver no desporto a oportunidade de sobreviver, pois não se pode apenas fazer uma sociedade com intelectuais, juristas, arquitectos, médicos, sem olhar para as artes e à prática desportiva.

 Reafirmou a pretensão de continuarem a investir, ao ponto de que isto ajude a controlar a delinquência e permitir que os jovens não só se transformem em pessoas sadias e úteis, mas também com uma perspectiva de vida..

Numa altura em que a comuna da Funda aos poucos se transforma em epicentro da produção de eventos da Administração Municipal, em face do espaço criado, Auzílio Jacob está convicto de que “o desporto é mesmo uma actividade de massas e promove a coesão social, a unidade nacional e permite fazer com que as pessoas se identifiquem com uma prática saudável, que devolve ao cidadão a qualidade de vida.

Já Misael Fernando, director municipal dos Desportos em Cacuaco, explicou que a Gala é o resultado da expansão da prática desportiva nas comunidades locais, antes limitada ao futebol e futsal, numa altura em que há a necessidade de apoiar o preenchimento da agenda dos habitantes com momentos de lazer e desenvolvimento de acções úteis à sociedade.

 

“Queremos dar melhor alento aos atletas e também ao povo da comuna da Funda, que hoje precisam de ver esta modalidade.

‘’No município, os jovens praticam com regularidade o futebol, o futsal, o basquetebol e o andebol. Agora temos também os desportos de luta e a ginástica”, afirmou o responsável.

Na próxima edição, segundo ainda Misael Fernando, pretende-se, em Janeiro, repartir as actividades nos quatro distritos, com o objectivo de evoluir para um campeonato de facto em Cacuaco, em que os vencedores disputariam a competição municipal, por modalidades. COF/SEC/FN

 





+