Liga Comunitária de Futebol fornece atletas a clubes

     Desporto           
  • Malanje     Terça, 23 Maio De 2023    11h33  
Coordenador da Liga de Futebol de Malanje, João Domingos
Coordenador da Liga de Futebol de Malanje, João Domingos
Nelson Costa

Malanje- Pelo menos 96 atletas saídos da Liga Comunitária de Futebol de Malanje (LCF), foram fornecidos a quatro Clubes da província onde evoluem nos escalões de juniores e seniores, no quadro do seu projecto de massificação da modalidade.

Deste número, 17 ingressaram na antiga Baixa de Cassanje, 22 no Malanje Sport Club, 27 no CRUM de Malanje e 30 no Desportivo do Quela, estes dois últimos a disputar actualmente a segunda divisão de acesso ao girabola 2023/24.

A informação foi dada hoje à ANGOP, pelo coordenador da referida Liga, João Domingos “Jojó”, realçando que a transferência dos atletas da Liga para os respectivos Clubes vem acontecendo desde 2017.

Precisou que a LCF é um projecto consubstanciado na promoção e desenvolvimento do futebol nas comunidades, para a descoberta de talentos, a fim de despertar o interesse das equipas pesquisar jogadores para os seus plantéis.

Disse que nesta altura a Liga conta com 16 equipas constituídas por 560 atletas, que disputam um campeonato de carácter recreativo, cujas partidas são realizadas aos finais de semana e feriados no campo do Ritondo, nesta cidade.

Fez saber que o campeonato é anual e decorre durante 8 meses, com 8 jogos diários, com o objectivo de entreter, dar visibilidade dos novos talentos e prepará-los para o futebol federado.

O campeonato tem como lema “O desporto nos une” e já vai na V edição, mas segundo o seu coordenador, enfrenta-se muitas dificuldades, sendo que contam apenas um campo pelado com chão desequilibrado, falta de verbas, equipamentos desportivos, entre outras.

Realçou que a vontade tem superado as dificuldades, sendo que as equipas contribuem anualmente com 70 mil kwanzas para custear as necessidades, incluindo para prémios, troféus e outras despesas e em alguns casos dependem de apoios de pessoas e instituições de boa fé.

Nesta altura, realçou, possuem apenas duas bolas, uma em uso e outra reservada, um par de redes já em avançado estado de uso, tendo por isso apelado ao governo e a classe empresarial no sentido de prestarem apoios com vista a permitir o prosseguimento do projecto.

Sem avançar detalhes, o responsável anunciou por outro lado a intenção da criação da Super-taça de Futebol, pelo que a direcção da LCF está a trabalhar e buscar apoios para a concretização desse desiderato.

Fundada pela Associação Amigos de João Domingos “Jojó”, a Liga Comunitária de Futebol de Malanje surgiu em 2017 com 12 equipas, com a realização da I edição, na altura denominada campeonato de futebol 11.

Em 2018, a II edição arrancou com a designação de Liga das Comunidades de Futebol e na
III edição em 2019, passou para Liga Comunitária de Futebol 11 de Malanje, actual já com 16 equipas.

Nesta altura decorre a VII edição do campeonato, liderada pelo Porto da Vila com 60 pontos, seguidas das Estrelas do Ritondo e Bananeiras, na segunda e terceiras posições com 60 e 57 pontos, respectivamente, depois de disputada a 24ª jornada das 30 que compreendem a prova. NC/PBC





Notícias de Interesse

+