Liga dos Campeões: Petro de Luanda e TP Mazembe defrontam-se pela 5ª vez

     Desporto           
  • Luanda     Quarta, 13 Março De 2024    13h44  
Petro de Luanda
Petro de Luanda
Domingos Cardoso - ANGOP

Luanda – As formações do Petro de Luanda (Angola) e do TP Mazembe (RDC) defrontam-se pela quinta vez no seu historial, no próximo dia 29, em Lubumbashi, para a primeira ‘’mão” dos quartos-de-final da Liga dos Clubes Campeões de África em futebol.

O desafio da segunda ‘’mão’’, de acordo com sorteio, está agendado para o dia 5 de Abril no estádio 11 de Novembro, na capital angolana.

Os dois conjuntos voltam a reencontrar-se 15 anos depois, com um somatório de dois triunfos para cada um.

O primeiro confronto entre as duas equipas aconteceu na edição de 1988, com desfecho favorável aos angolanos (2-1), em Luanda, tendo repetido a proeza, na segunda ‘’mão’’,  no terreno do adversário, por 1-0.

Os congoleses, por seu lado, superiorizaram-se nas duas ultimas partidas, com triunfos de (3-0), em Lubumbashi e 2-1, em Luanda, em 2009.

Em caso de passagem para a outra fase, o Petro de Luanda ou o TP Mazembe terão pela frente o vencedor da eliminatória entre o  Al Ahly (Egipto) e o Simba Sport Club (Tanzânia).

Estão igualmente apuradas para os quartos-de-final, as equipas de Mamelodi Sundowns da África do Sul, ASEC Mimosa de Abidjan (Côte d’Ivoire), Esperance de Tunis e Young Africans da Tanzânia.

Recorde-se, os ‘’petrolíferos’’ já atingiram em duas ocasiões as “meias-finais” desta maior competição futebolística de África de clubes, nas edições de 2001 e 2022, respectivamente.

O TP Mazembe ostenta cinco títulos de clubes campeões do continente, obtidos em 1967, 1968, 2009, 2010 e 2015.

Nesta edição, o Petro de Luanda terminou invicto no grupo C com 12 pontos, enquanto o TP Mazembe ficou na segunda posição com 10 pts, no grupo A.

IN/FN





+