Lutas procuram qualificação para os Jogos Olímpicos     

     Desporto           
  • Luanda     Terça, 05 Março De 2024    18h41  
Selecção Nacional de lutas, conquista prata no africano da Tunísia
Selecção Nacional de lutas, conquista prata no africano da Tunísia
josé alberto donga

Luanda - As selecções nacionais de lutas, em ambos os sexos, disputam, de 24 a 26 deste mês, em Alexandria, no Egipto, o torneio de qualificação para os Jogos Olímpicos de París2024, em França.  

Para além do torneio de qualificação, as equipas angolanas de lutas têm mais dois compromissos neste mês, designadamente os Jogos Africanos, de 8 a 23, no Ghana, e o Campeonato Africano da modalidade, em Alexandria (Egipto), de 12 a 22.

De acordo com o presidente da mesa da Assembleia-Geral da Federação Angolana de Lutas, António Vemba, o combinado nacional começou a preparar as provas, desde o dia 5 de Janeiro, com 21 lutadores cadetes, juniores e seniores.

O responsável explicou que para os Jogos Africanos, a selecção parte, nesta quinta-feira, para o Ghana, no primeiro compromisso, com uma equipa de cinco (5) atletas, dos quais quatro (4) masculinos e um feminino.

No dia 11 deste mês, o outro grosso da selecção viaja para o Egipto, sendo a segunda missão, o Campeonato Africano, que vai participar com 18 lutadores, sendo 14 masculinos e quatro (4) femininos.

Depois, em Alexandria, no Egipto, de 12 a 22, a participação no torneio de qualificação aos Jogos Olímpicos de París2024, em França, com 10 competidores masculinos e dois (2) femininos.

O dirigente apontou que objectivo da comitiva angolana é de conquistar medalhas de ouros, nas cinco categorias de 57, 65, 77 e 87 kg (masculinos) e 57 (feminino), que vão disputar nos Jogos Africanos.

Adiantou que, no africano vão lutar para arrecadar o maior número de medalhas, para ficar no pódio, bem como no último compromisso, em qualificar-se, pela primeira vez, para os Jogos Olímpicos.

No Campeonato Africano de 2023, na Tunísia, Angola conseguiu quatro (4) medalhas, com os atletas da classe de cadetes, Joseth Mavungo (- 69kg) (ouro) e Manuel Veta (- 66kg) (bronze), na especialidade de luta livre.

Em  juniores, obtiveram medalhas por  Roberto Mbayo (- 87kg) (prata) e Glória Vemba (-63 kg) (bronze), na especialidade de Greco-Romano.

Eis os convocados da selecção:

(Masculinos)

65 kg, João Zalombo (júnior)

61 kg, Miguel Vata (Júnior )

55 kg, Tekasala Fernando (júnior )

77 kg, Miguel Lukau (júnior )

65 kg, Manaceu Nganda (júnior),  

87 kg, Roberto MBaio  (sénior)

77 kg, Francisco Kadima (sénior )

72 kg, Emanuel MBenza (sénior)

60 kg, Reginaldo da Silva (sénior)

55 kg, Bofenda David (sénior)

60kg, Jorge  António Jorge (sénior)

63 kg, Fernando Matondo (sénior )

57kg, Seco Miguel (sénior)

77kg, Rodrigues Kiala (sénior)

71 kg, Dário Makiesse (cadete)

51kg, Makaya Katendi (cadete)

(Feminino)

65kg , Sofia Vemba (júnior )

57kg, Lassaleth Esperança (júnior)

 53 kgs, Mbuka Madalena (sénior)

68 kg, Joseth Mavumbo (cadete)

55 kg, Maria Kachoco (cadete)

BSV/VAB



Tags



+