Mais de quinhentos fundistas correm na Meia Maratona da Paz

     Desporto           
  • Luanda     Segunda, 03 Abril De 2023    17h06  
Pormenor de uma prova internacional de atletismo-Arquivo
Pormenor de uma prova internacional de atletismo-Arquivo
Domingos Cardoso

Luanda - Quinhentos e 50 fundistas, dos quais 30 estrangeiros de elite e 10 angolanos, disputam, na terça-feira, a 2ª edição da Meia Maratona Internacional da Paz, num percurso de 21.0975 km em estrada.

Com o tiro de largada marcado para as 8 horas, a prova, que visa saudar o 21º aniversário de Paz em Angola, contará com a participação de representantes de Portugal, Brasil, Etiópia, Quénia, Uganda, Bolívia, Bahrain e Uruguai.

Entre os estrangeiros, destaca-se o regresso do campeão em título, o queniano Issac Chebuyo, com o tempo de 1h:03min.17.

Chebuyo venceu, em Janeiro último, a Meia Maratona Internacional de Adana, na Turquia, com a marca de 1h:02min. 02 segs, superando o tempo com que conquistou a edição de estreia, em Angola, em 2022.

Em feminino, a detentora do troféu, a etíope Yalemget Mekuriyaw, estará ausente por opção pessoal.

Entre os federados angolanos, o destaque recai para o fundista Avelino Sanganhale, 24º colocado da Meia Maratona de Lisboa, com a marca de 1:05.27.

A outra referência angolana na especialidade, António Teko, 27º posicionado da mesma prova portuguesa (1:05.31), falha o evento por lesão.

Em termos de clubes, o 1.º de Agosto é o grande ausente, enquanto o Petro de Luanda e Interclube estarão presentes com cinco atletas cada.

A prova contará, também, com a presença de não federados e populares.

O primeiro classificado será premiado com USD 6 mil, o 2º (USD 5 mil), 3º (USD 4 mil), 4º (USD 3 mil) e o 5º (USD 2 mil).

Do sexto ao 10º classificado serão agraciados com USD 1mil, o mesmo valor a ser atribuído ao fundista que quebrar a marca do campeão passado (1:03:17).

O tiro de largada acontecerá no hotel Diamante.

A corrida de 21.0975 km passará pela rua das Kipakas, Avenida 4 de Fevereiro, Avenida Mortala Mohamed, Farol Velho da Ilha de Luanda, Avenida Agostinho Neto (Chicala) e termina na Praça da República (Mausoléu).JAD/MC

 





+