Manuel Luciano vence primeira edição da “Grande Cavalgada de Benguela”

     Desporto           
  • Benguela     Segunda, 15 Janeiro De 2024    11h47  
1 / 2
1ª edição da grande cavalgada solidária
1ª edição da grande cavalgada solidária
Antonio Lourenço
2 / 2
Vencedores da 1ª edição da grande cavalgada solidária
Vencedores da 1ª edição da grande cavalgada solidária
Antonio Lourenço

Benguela – O atleta Manuel Luciano venceu neste domingo a primeira edição da corrida de cavalos denominada ''Grande Cavalgada de Benguela'', disputada na pista do Buraco da Câmara, localizada na zona A (Camunda), soube a ANGOP.

Nos lugares imediatos ficaram Ivan Pereira e Osvaldo Sereno, respectivamente.

Em declarações à ANGOP, Manuel Luciano considerou a prova de bastante difícil, por ter sido superado nas duas primeiras de três etapas, “por razões técnicas”.

O vencedor defendeu a continuidade da realização de provas equestres do género, para incentivar a massificação desta modalidade desportiva bastante antiga na província de Benguela e quiça no país.

“Nós andamos de cavalo desde pequenos, precisamos apenas que as autoridades competentes apostem mais nesta modalidade”, enfatizou.

Já o organizador da prova e responsável do grupo Yeba Yeba Produções, Manuel Catumbela, disse que a mesma superou as expectativas, pois, participaram 21 atletas provenientes dos municípios da Baía Farta, Lobito e Benguela que, durante cerca de quatro horas, mostraram que é necessário apostar-se nesta modalidade.

Manuel Catumbela garantiu que o grupo Yeba Yeba vai continuar a realizar este tipo de evento nas comunidades, sobretudo rurais, e ajudar famílias carenciadas através de donativos arrecadados durante as corridas.

Os vencedores foram agraciados com troféus e valores monetários, respectivamente.

Considerado um dos desportos mais antigos do mundo, a corrida de cavalos (também chamada de turfe) chegou a fazer parte dos Jogos Olímpicos da Antiguidade, mas a origem da modalidade como se conhece hoje está na Inglaterra do século XVII. CRB





+