Meia-final da Cosafa arranca quinta-feira com Angola de fora

     Desporto           
  • Luanda     Terça, 10 Novembro De 2020    18h26  
Jogo da selecção feminina (arquivo)
Jogo da selecção feminina (arquivo)
Vieira Afonso

Luanda - Com a selecção nacional feminina já afastada, o Botswana e Zâmbia defrontam-se está quinta-feira, às 12 horas, no Wolfson Stadium Ibrayi, em jogo das meias-finais da Taça Cosafa em futebol, que decorre na África do Sul.

A outra meia-final, a disputar-se às 15h30, vai envolver a África do Sul e o Malawi, no mesmo recinto.

Apesar da vitória na última jornada do grupo A frente a Eswatine, por 4-3, as angolanas não conseguiram o passe para a fase seguinte da prova.

Em três partidas, a equipa nacional perdeu com a África do Sul (0-2), empatou com as Ilhas Comores (1-1) e venceu Eswatine (4-3).

A selecção nacional terminou a prova com quatro pontos, no segundo lugar da série A, liderada pela África do Sul com nove. Eswatine foi a terceira colocada com 3 pontos, ao passo que as Ilhas Comores quedou-se em quarto, com 1.

Esta foi a quarta vez que Angola se fez presente neste torneio. A sua primeira participação foi em 2006, na Zâmbia, quando perdeu para o Zimbabwé na primeira ronda, num jogo a duas mãos. Inicialmente era um grupo de três equipas, mas com a desistência de Moçambique, Angola e Zimbabwé tiveram de jogar entre si, tendo a selecção nacional averbado derrotas  por 1-3 e 0-1.

Angola voltou a participar em 2011, desta vez como anfitriã, e disputou a final com a África do Sul, com vitória do adversário por 3-1.

Depois de um período ausente, a selecção nacional sénior feminina voltou a participar em 2019, na África do Sul, mas encontrou dificuldades. Venceu apenas um dos três jogos do grupo. Perdeu o primeiro por 4-1 com o Zimbabwé, depois diante de Eswatini (0~4) e venceu Moçambique por 3-1. 





+