Meia Maratona Internacional da Paz adiada para Setembro

     Desporto           
  • Luanda     Quarta, 06 Março De 2024    15h46  
Momento da partida da prova de atletismo "Meia maratona da Paz"
Momento da partida da prova de atletismo "Meia maratona da Paz"
Domingos Cardoso - ANGOP

Luanda - Meia Maratona Internacional da Paz foi adiada para o mês de Setembro por conta da recente suspensão de Angola pela Agência Mundial de Antidopagem (WADA- sigla em inglês), por incumprimento na conformação da lei desportiva nacional aos regulamentos daquela instituição.

O facto vem expresso numa nota da Comissão Organizadora do evento a que a ANGOP teve acesso, esta quinta-feira, em Luanda.

A competição anual, cuja terceira edição devia disputar-se dia 04 de Abril, foi transferida como uma medida de precaução já que o órgão mundial de combate ao doping no desporto volta a analisar a reintegração de Angola apenas em Maio.

A perspectiva do regresso de Angola como membro da WADA surge na sequência da Lei Antidopagem no Desporto ter sido já aprovada no dia 28 de Fevereiro pela Assembleia Nacional, faltando apenas a sua promulgação e divulgação em Diário da República.

Enquanto isso não ocorre, Angola fica impedida de usar os símbolos nacionais hastear a bandeira e o hino da República, numa primeira fase, podendo evoluir para a exclusão em competições no exterior e afastamento dos quadros angolanos nas instituições internacionais.

A competição, em comemoração ao 4 de Abril, que marca a assinatura do Memorando de Entendimento, pondo fim ao conflito armado, em 2002, é organizada pela  “CRDS Eventos Angola”, em colaboração com a "Tchaco Sports", esta última para a cronometragem.

A segunda edição da Meia Maratona Internacional da Paz, na categoria masculina, foi ganha pelo etíope Kenneth Rotich, com o tempo de 1:05:54 numa corrida de 21, 975 quilómetros de percurso.

O pódio ficou composto pelos compatriotas, Joseph Kiprono Kiptum (1:04:06s) e Edwin Kipleting (1:04:15s)

A corredora Violah Motosio, do Bahrein, na categoria feminina, foi a vencedora ao cronometrar 1:10:11, seguida pela queniana Sophy Jepchirchir, com a marca de 1h10min31, enquanto Abigail Mutai, também queniana, fechou o pódio com o tempo de 1:12:52. IN/MC





Notícias de Interesse

PAN envia condolências ao parlamento cabo-verdiano

Segunda, 13 Maio De 2024   21h10

Angola e Zimbabwe discutem reforço da cooperação

Segunda, 13 Maio De 2024   17h12

Ministro recebe delegação cubana

Segunda, 13 Maio De 2024   16h03

SADC realiza cimeira extraordinária 

Segunda, 13 Maio De 2024   10h44

+