Ministério dos Desportos ausculta AMUD e FAJ

     Desporto           
  • Luanda     Segunda, 08 Fevereiro De 2021    23h23  
Ministra da Juventude e Desportos, Ana Paula Sacramento Neto, (à dir) e Presidente da AMUD, Justina Praça
Ministra da Juventude e Desportos, Ana Paula Sacramento Neto, (à dir) e Presidente da AMUD, Justina Praça
Marcelino Camões

Luanda – No quadro da auscultação às instituições desportivas após eleições para o quadriénio 2020-2024, a Associação Angolana a Mulher e o Desporto (AMUD) e a Federação Angolana de Judo (FAJ) foram recebidas em audiência, nesta segunda-feira, em Luanda, pelo Ministério de tutela.

Acompanhada de sua equipa, Justina Praça, presidente da AMUD, colocou à ministra da Juventude e Desportos, Ana Paula do Sacramento Neto, a necessidade de uma sede própria, por funcionarem em local cedido provisoriamente pelo Comité Olímpico Angolano.

A expansão pelas 18 províncias do país (estão em 13), o incentivo aos jogos tradicionais como garrafinha e barra do lenço estão entre os grandes objectivos da organização.

Para Justina Praça ainda existem “tabus” na sociedade angolana quando mulheres se propõe praticar desporto, fundamentalmente em modalidades como o futebol e judo, alegadamente tidas como exclusivas para homens.

Afirmou que a AMUD vai promover encontros com encarregados de edução para explicar as vantagens da prática desportiva desde a socialização, melhor rendimento escolar, disciplina, cumprimento de regras, entre outras.

Quanto ao judo, cuja equipa foi liderada pelo seu presidente, Hermenegildo Santos, a prioridade recai para a conformação dos estatutos à Lei Base do Sistema Desportivo.

Trabalhar no regulamento das selecções nacionais e de disciplina figuram igualmente entre as acções imediatas da FAJ, além do pagamento de prémios a determinados atletas pela conquista em provas internacionais.

O MINJUD já recebeu igualmente em audiências representantes do desporto adaptado, atletismo, ténis de campo, taekwondo, desporto universitário, desportos náuticos, equestre, ginástica, basquetebol, xadrez, futsal, entre outros.

Além da titular, os encontros têm sido presenciados pelo Secretário de Estado para o Desporto, Carlos Almeida, e pelo Director Nacional para o Desporto, Nicolau Daniel.

 





+