Ministro destaca benefícios das novas tecnologias no desporto

     Desporto           
  • Luanda     Quinta, 26 Agosto De 2021    14h41  
Ministro das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social, Manuel Homem
Ministro das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social, Manuel Homem
Alberto Julião

Luanda - O ministro das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social, Manuel Homem, considerou, esta quinta-feira, em Luanda, como uma mais-valia o uso das novas tecnologias de informação na prática desportiva, por torna-la mais atractiva e evoluída.

Ao falar na abertura do 1º colóquio sobre “Novas tecnologias e o desporto em Angola: Avanços e desafios”, Manuel Homem afirmou que, fruto do avanço das novas tecnologias, os atletas possuem condições que propiciam o alcance de resultados de elevado nível,

Segundo o responsável, os recursos e técnicas disponibilizadas pela ciência e novas tecnologias, além de tornar a prática desportiva mais segura, ajudam a garantir a verdade desportiva em lances duvidosos e ou mal ajuizados pelo arbitro, permitindo ainda o tratamento dos jogadores em tempo ideal, com melhor qualidade, eficácia e recuperação de lesões anteriormente difíceis.

“A introdução das novas tecnologias no desporto melhora o desempenho dos atletas, garante a verdade desportiva e reforça a competitividade”, defendeu o ministro.

O governante citou a instituição do vídeo árbitro, a interacção entre o público e os atletas, bem como as novas formas de arrecadação de receitas pela internet como avanços das novas tecnologias aplicadas ao desporto. ~

Manuel Homem salientou que o avanço da tecnologia tem se mostrado imparável, caminhando num ritmo acelerado, proporcionando maior e melhor qualidade de vida e produtividade em quase todas as tarefas.

Considerou o tema bastante relevante para o sector, apesar de não ser novo, porém nos dias actuais essa discussão ganha maior importância perante um cenário pandémico da Covid-19, que tem colocado a necessidade do uso permanentemente das novas tecnologias em todos os sectores da vida.

Para Manuel Homem, a tecnologia está a acelerar radicalmente o mundo do desporto e a medida que avança as barreiras entre adeptos, atletas, clubes, federações poderão ser reduzidas, mas apesar dos avanços realizados os desafios são enormes e surgem diariamente.

Durante o evento de um dia foram abordados temas como “A importância das novas tecnologias na melhoria da performance dos atletas” e “Uso das novas tecnologias e a prática do desporto em Angola”, numa iniciativa da Escola Superior de Técnica de Ciências do Desporto (ESCID).

 





Notícias de Interesse

+