Ministro pede medalhas nos Jogos Africanos

     Desporto           
  • Luanda     Segunda, 04 Março De 2024    20h34  
Cerimónia de entrega de bandeira à delegação angolana que irá disputar os jogos africanos
Cerimónia de entrega de bandeira à delegação angolana que irá disputar os jogos africanos
Nelson Malamba - ANGOP

Luanda - O ministro da juventude e desportos, Rui Falcão, pediu esta segunda-feira, em Luanda, empenho da delegação nacional aos Jogos Africanos, de oito a 23 deste mês em Accra (Ghana), resultando daí a conquista de medalhas nas várias modalidades.

Falando na cerimónia de entrega da bandeira à missão nacional composta por 165 membros, no pavilhão da Cidadela, referiu que embora o grupo seja numeroso, é bom que se entendam como apenas um e que cada atleta dê o máximo para elevar a bandeira de Angola.

Antes, apelou para que individualmente os integrantes hajam com ética e “fair-play”, dando o melhor para no final o colectivo sobressair no pódio, além de mencionar a necessidade de serem solidários entre si.

Recentemente nomeado ao cargo, Rui Falcão destacou a forma como o país tem crescido nas diferentes competições, destacando a manutenção do ranking africano do andebol feminino, bem como a melhoria das estatísticas de algumas modalidades individuais, particularmente as lutas.

“Espero de vocês isso mesmo, que no regresso ao país, cada um de vocês traga no peito não só a bandeira, mas a medalha que conquistou”, reiterou.

Entre os 165 membros da delegação, constam 113 atletas dos quais 55 masculinos e 58 femininos, representando as modalidades de atletismo (incluindo o adaptado), andebol, ciclismo, judo, Karate-dó, lutas, MMA, natação, taekwondo, ténis de campos e mesa, voleibol e xadrez.

O grupo viajará de forma faseada em função do arranque dos seus respectivos torneios, estando já no palco da competição o ténis de campo.

O MMA constitui a principal novidade da delegação, constando de um pacote experimental da comissão organizadora da prova.

O facto decorre de a Federação Internacional estar em fase de ingresso ao Comité Olímpico Internacional (COI).

Na edição passada, realizada em 2019, em Rabat (Marrocos), Angola ficou em 16º lugar com um total de oito medalhas, das quais duas de ouro e igual número de prata e quatro de bronze.

O Egipto foi o campeão com 273 medalhas, das quais 102 de ouro, 98 de prata e 73 de bronze.
JAD/MC





Notícias de Interesse

+