MINJUD consternado pelo falecimento de Afonso Silva “Ti Fon”  

     Desporto           
  • Luanda     Segunda, 25 Março De 2024    19h54  
Afonso Silva, Antigo jogador da selecção nacional de basquetebol
Afonso Silva, Antigo jogador da selecção nacional de basquetebol
DR

Luanda – O Ministério da Juventude e Desportos (MINJUD) manifestou hoje (segunda-feira), em Luanda, os sentimentos de pesar e consternação pela morte do antigo jogador da Selecção Nacional de basquetebol e de vários clubes, Afonso Silva “Ti Fon”, por doença, no domingo, na capital do país.          

Numa nota distribuída à ANGOP, o MINJUD refere que foi com profunda dor e sentimento de pesar que o ministro da Juventude e Desportos, Rui Falcão Pinto de Andrade, tomou conhecimento da morte do antigo internacional do basquetebol angolano.

Recorda que Fon, como era carinhosamente chamado nas lides do basquetebol, começou a carreira no Desportivo da Nocal e notabilizou-se ao serviço do ASA e do 1º de Agosto, para além da Selecção Nacional, onde conquistou o título do Afrobasket2003, no Egipto.

Escreve ainda que não se pode resumir as qualidades de um extremo nato como Fon a uma nota de condolências, mas que o Ministério reconhece a sua importância e o impacto que teve nos mais de 20 anos ao serviço do basquetebol nacional.

Aponta como exemplos os casos do Afrobasket Egipto 2003 e do primeiro título africano de clubes, em 2001, pelo 1º de Agosto.                  

Adianta que a sua visão de jogo, capacidade de discernimento como controlo da pressão, triplos e ressaltos são qualidades que vão perpetuar a imagem e o nome de Fon em todas as circunstâncias do basquetebol do nosso país.

“Por esta lamentável e irreparável perda, e nessa hora de luto e dor, em nome do Ministério da Juventude e Desportos e no meu próprio, endereçamos à família do malogrado, aos amigos e à comunidade desportiva nacional, os mais elevados sentimentos de pesar e que a alma do falecido descanse em paz”, lê-se no documento.      

Antigo jogador que, por diversas vezes integrou a Selecção Nacional sénior masculina de basquetebol, Afonso Silva "Ti Fon", faleceu domingo, em Luanda.

Segundo fonte familiar, foi encontrado morto na sua residência, no bairro do São Paulo, distrito urbano do Sambizanga, Município de Luanda.

O antigo campeão nacional pelo Atlético Sport Aviação (ASA) e pelo 1º de Agosto é irmão de Marito, ex-guarda-redes da Selecção Nacional de futebol.

Ti Fon, que jogava na posição de extremo, notabilizou-se pela execução de lances de longa e curta distância.

Foi jogador de referência, destacando-se a conquista do Campeonato Africano pela Selecção Nacional em Alexandria' 2003  e  medalha de bronze em Dakar'1997.

Sagrou-se, igualmente, bicampeão africano de clubes em representação do 1º de Agosto, em 2002 e 2004. Afonso Silva exercia a função de treinador dos escalões de formação do 1º de Agosto. VAB





+