Luanda - A organização da janela de apuramento para o Campeonato do Mundo de basquetebol e torneio de andebol qualificação para os Jogos Olímpicos de Paris2024, em França, foram apontados pela ministra da Juventude e Desportos, Palmira Barbosa, como feitos de 2023 no sector.
Segundo a governante, na cerimónia de cumprimentos de fim de ano, em Luanda, o país organizou em Fevereiro, a última janela qualificativa para o mundial de basquetebol masculino deste ano, no Japão, Indonésia e Filipinas, tendo Angola se qualificado, pela nona vez, ao terminar em segundo lugar do Grupo E, com 18 pontos.
O torneio de andebol qualificativo para os Jogos Olímpicos de 2024 aconteceu, em Outubro passado, no Multiusos do Kilamba, e a Selecção Nacional feminino apurou-se, pela oitava vez, após vencer a similar dos Camarões, por 27-21, sendo feitos importantes no desporto nacional.
Na ocasião, a titular da pasta reconheceu que não obstante 2023 ter sido um ano desafiante, em termos financeiros, conseguiu-se resultados positivos, a nível interno e internacional.
Também, perspectivou um 2024 melhor, quer em termos de realização de provas e de participações, sem no entanto entrar em pormenores, tendo com isso, apelado ao engajamento de todos agentes.
Entre vários outros feitos, Palmira Barbosa, mencionou, o sucesso na realização do Zonal de Natação, na piscina do Alvalade, em Maio, em Luanda, e o Open de Artes Marciais Mistas (MMA), em Setembro, e ténis.
A antiga andebolista enalteceu, igualmente, o remo, canoagem e vela, por terem garantido já o apuramento para Paris2024.
Inclui, a Selecção Nacional de futebol, pela qualificação ao Campeonato Africano das Nações, em 2024, na Côte d’Ivoire, tudo no exercício do presente ano económico e desportivo.
Palmira Barbosa, foi nomeada para ministra da Juventude e Desportos, em Setembro de 2022, tendo substituído no cargo Ana Paulo do Sacramento Neto, também ex-andebolista. JAD/VAB