Missão angolana busca dignidade nos Jogos de Praia   

     Desporto           
  • Luanda     Quinta, 15 Junho De 2023    18h11  
Secretária de estado para o desporto, Teresa João Ulundo Oliveira
Secretária de estado para o desporto, Teresa João Ulundo Oliveira
Nelson Malamba-ANGOP

Luanda – A missão angolana aos 2º Jogos Africanos de Praia, que se disputam de 22 a 30 deste mês, em Hammet, na Tunísia, foi hoje (quinta-feira), em Luanda, incentivada a competir afincadamente, para obtenção de resultados que dignificam o país.

Ao falar na cerimónia de entrega da Bandeira Nacional a delegação de Angola ao evento, na Galeria dos Desportos, a secretaria de Estado do sector, Teresa Ulundo, apelou ao maior engajamento dos integrantes das distintas modalidades, no sentido de honrarem a pátria.                         

“Estamos aqui para dirigir palavras de encorajamento e incentivo aos atletas, treinadores, dirigentes e outros componentes das nossas selecções. Acreditamos que com a vossa bravura poderão atingir os propósitos, que dignificam o país. Que o desporto angolano saia vitorioso e que o país seja honrando”, disse.         

Posição idêntica, foi manifestada pelo vice-presidente do Comité Olímpico Angolano (COA), Pedro Godinho, que além de perspectivar um desempenho positivo dos atletas na prova, solicitou a preservação do espírito do olímpismo, em nome do país.         

“É já um hábito que vem do espírito olímpico, a realização deste acto da entrega da nossa bandeira. Por isso, estamos no bom caminho, o Ministério da Juventude e Desportos, em nome do Governo efectuar esta importante cerimónia de encorajamento”, frisou.  

 Acrescentou que, apesar de não poder falar de resultados, agora a delegação angolana já tem mais conhecimentos dos jogos, que permitem augurar por uma presença dignificante, já que está enquadrada como chefe de missão, antiga e experiente judoca Antónia de Fátima “Faia”.

Por sua vez, Faia, que apresentou a comitiva, que tem como porta-bandeira, o atleta do remo, José Kissamba, prometeu a dedicação do colectivo na luta pela concretização dos objectivos do país nesses Jogos de Praia, que não serão fáceis.                          

Nas praias tunisinas de Hammet, Angola vai participar em cinco modalidades, designadamente atletismo, natação (águas abertas), canoagem, remo e lutas amadoras, num total de 20 membros, entre atletas e oficiais.

Da anterior edição, realizada em 2019, na cidade da Praia, em Cabo Verde, a representação nacional competiu em apenas três disciplinas (natação, voleibol e atletismo), em universo de 11 modalidades. VAB                     

 

 

 





+