Morte de Muachilela mancha semana desportiva

     Desporto           
  • Luanda     Domingo, 21 Maio De 2023    22h48  
Morreu o jornalista António Muachilela
Morreu o jornalista António Muachilela
DR

Luanda - A morte do jornalista e assessor da Federação Angolana de Futebol (FAF), António Muachilela, facto que consternou os angolanos, manchou a semana desportiva.

O profissional da Rádio Nacional de Angola (RNA) morreu sábado, em Luanda, no Hospital de Doenças Cardio-Pulmonares “Cardeal Dom Alexandre do Nascimento", aos 61 anos de idade.

Natural de Nharêa, província do Bié, António Muachilela é trabalhador da RNA há mais de 40 anos, tendo exercido, também, o cargo de Director do Gabinete de Comunicação e Informação Institucional do Ministério da Juventude e Desportos até 2017.

Fora o infausto acontecimento, o Petro de Luanda qualificou-se, neste domingo, para as meias-finais da Liga Africana de Basquetebol (BAL-sigla em inglês) ao vencer o ABC da Côte d’Ivoire, por 88-84, em jogo dos quartos-de-final.

O desafio, disputado no pavilhão Arena de Kigali (Rwanda), foi decidido no último quarto com sucessivos empates a 73  e 84 pontos. Carlos Morais foi o melhor marcador do Petro com 18 PTs, seguido por Childe Dundão, com 15.

Assim, estão qualificados à fase seguinte, além do Petro Luanda que quarta-feira joga nas meias-finais com o AS Douanes do Senegal, o Al Ahly do Egipto e o Stade Malien do Mali.

Ainda da modalidade da bola ao cesto, Jean Jacques da Conceição figura na lista dos 100 atletas que mais pontuaram em fases finais do Campeonato do Mundo, indicação feita pela FIBA.

O antigo poste do 1.º de Agosto, do Sport Lisboa e Benfica e da Selecção Nacional participou em três mundiais, tendo marcado 260 pontos.

O troféu da 19ª edição do Campeonato do Mundo de basquetebol sénior masculinos, a decorrer de 25 de Agosto a 10 de Setembro no Japão, Filipinas e Indonésia estará exposto em Luanda, a partir de segunda-feira.

A taça, no país desde hoje, domingo, permanecerá em solo nacional durante quatro dias, numa promoção da Federação Internacional de Basquetebol.

A peça vai passar pelos 32 países que irão participar no certame, sendo Luanda a quarta capital africana a receber o "Trophy Tour´2023", depois de Abidjan (Côte d'Ivoire), Praia (Cabo-Verde) e Cairo (Egipto).

O programa preve exposições no hotel HCTA, Shopping Fortaleza, Museu das Escravatura e Palácio de Ferro.

O Campeonato Nacional de futebol “Girabola2022-23“ terminou neste domingo, numa altura em que o Petro de Luanda já era campeão, com 69 pontos, apesar de ter folgado na 30ª e última jornada.

O 1.º de Agosto, segundo colocado, com 61 pontos, empatou a uma bola no derradeiro desafio com o Interclube, no estádio 22 de Junho, em Luanda. A equipa da Polícia quedou-se na quinta posição.

Depois do Petro e 1.º de Agosto qualificados para a Liga dos Clubes Campeões, o Sagrada Esperança  disputa a Taça CAF, na qualidade de terceiro colocado, com 55 pontos. O Wiliete, equipa sensação, ficou na quarta posição, com 53 pts. MC  
 

 





+