Moxico com nove fundistas na corrida pedestre São Silvestre

     Desporto           
  • Moxico     Quinta, 28 Dezembro De 2023    17h00  
São Silvestre Luanda
São Silvestre Luanda
Nelson Malamba - ANGOP

Luena – Nove atletas federados vão representar a província do Moxico na 67ª edição da tradicional corrida pedestre “São Silvestre”, a decorrer a 31 do corrente mês, na capital do país (Luanda).

Trata-se dos fundistas Aires Lopes, Daniel Muenhe, Pedrito Catongo, Estevão Caiembe, Salvador Tchifucchi, Jaoquim Sassuungo, Daniel Sapique, Domingos Carlos e Félix Cacongo, além do técnico do conjunto Alberto Vihemba, que se destacaram nas provas realizadas localmente.

Após beneficiar do patrocínio de uma empresa local, os atletas foram licenciados pelo Gabinete da Cultura, Turismo e Juventude e Desporto para representarem a província na maior montra de atletismo do país.

Em declarações à ANGOP, a chefe de Departamento dos Desportos, Marlene Capuita, disse que foram criadas todas as condições, com vista a uma melhor representação desta delegação na competição.

Na 66ª edição, a província do Moxico foi representada por três fundistas do Grupo Desportivo e Recreativo “22 de Novembro” .

A melhor participação de atletas do Moxico nesta prova aconteceu em 2018, altura em que o atleta paraolímpico David Filipe alcançou o segundo lugar com 31 minutos e 56 segundos, enquanto o fundista Aires Ilunga conseguiu o 6º lugar na categoria convencional, em 2016.

A edição passada foi ganha, em masculinos, por Raphael Olekei (Quénia), enquanto em feminino a vitória coube à angolana Ernestina Paulino, em 10 quilómetros.   

A corrida da São Silvestre de Luanda disputa-se no dia 31 de Dezembro, desde 1954, e foi interrompida apenas em duas ocasiões, em 1961 e 1978. Em 2021, foi excepcionalmente disputado em Março de 2022, devido à pandemia da Covid-19.

Já participaram na prova estrelas do atletismo mundial, como Haile Gebrselassie (edição de 2011), Zersenay Tadese (2013) e Priscah Jeptoo, campeã feminina da Maratona de Londres e de Nova Iorque.

Com mais de três mil atletas inscritos, o tiro de largada  da 67ª Edição da São Silvestre acontece às 18 horas do dia 31, percorrendo o percurso avenidas Amílcar Cabral, Revolução de Outubro e Ho-Chi-Minh, alamedas Manuel Van-Dúnem, Largo do Kinaxixi, ruas da Missão, Cirilo da Conceição, Avenida 4 de Fevereiro, Largo do Baleizão, Rua Francisco das Necessidades, terminando no Estádio dos Coqueiros. TC/YD





+