Moxico procura 20º lugar no “Nacional” de Xadrez 

     Desporto           
  • Moxico     Sábado, 21 Maio De 2022    14h19  
Campeão Provincial de Xadrez do Moxico
Campeão Provincial de Xadrez do Moxico
Cedida

Luena - Atingir o 20º lugar do Campeonato Nacional Absoluto Individual, a decorrer de 22 a 27 do corrente mês, em Benguela, é a meta que se propôs o xadrezista do Bravos do Maquis, Laurindo Missengo, numa prova que contará com 38 atletas.

Campeão Provincial da modalidade, Laurindo Missengo, que se deslocou hoje ao palco da competição, deverá coleccionar dois mil pontos contra os mil 844 (26º) da época anterior para alcançar tal desiderato.

Afirmou que a competitvidade com que norteou o recém-terminado provincial, durante o qual, em sete jornadas, perdeu apenas um jogo, dão-lhe garantias de conseguir 4,5 pontos (50%) das nove rondas a serem disputadas na maior "montra" do "desporto-ciência" do país.

Na sua primeira participação em 2019, em nove jogos não obteve nenhuma vitória, enquanto no ano de 2021, dos nove pontos possíveis teve 3,5 pontos, e terminou na 26ª posição. 

Com esta pontuação (3,5), passou a ser o segundo atleta da província a conseguir o maior ponto, nos nacionais absoluto de xadrez. 

Ao falar à ANGOP, o porta-voz da Associação Provincial de Xadrez no Moxico, Alione Muzangueno, mostrou-se confiante no alcance deste elo, apesar da presença, no campeonato, de grandes xadrezistas, como o mestre David Silva, que já possui experiência e um elo de 2.300.

Por outro lado, lamentou pelo facto de a atleta Alzira Litongue falhar a participação na competição, no gênero feminino, por falta de condições financeiras sendo essa a 10ª vez que o Moxico falha nesta categoria. 

O Campeonato Nacional Individual Absoluto de Xadrez terá nove jornadas disputadas no sistema suíço, e contará com a participação de 38 atletas, mais seis que na edição anterior, 75% dos quais vindos da província de Luanda, e 25% compõem as províncias de Benguela, Malanje, Cunene, Huíla, Namibe, Kwanza Sul, Uíge, Huambo e Moxico.

No ranking mundial, Angola ocupa a 95ª posição em 153 países, lista liderada pelos Estados Unidos da América, Rússia e China, já em África, Angola ocupa o 9º lugar atrás da Uganda, África do Sul, Nigéria, Tunísia, Zâmbia, Argélia e do Egipto, este último lidera o continente.





+