Nádia Cruz é angolana com mais medalhas em Africanos  

     Desporto           
  • Luanda     Sábado, 20 Abril De 2024    16h51  
Nádia Cruz, equipada no pódio para receber a medalha de prata no Africano
Nádia Cruz, equipada no pódio para receber a medalha de prata no Africano
José Donga

Luanda - Com três medalhas, a antiga atleta olímpica Nádia Cruz mantém o título de nadadora angolana que mais medalhas conquistou em provas individuais do Campeonato Africano de natação absoluto, após seis presenças do país no evento.

Na altura com 23 anos de idade, ex-internacional, que completa 48 anos em Julho próximo, fez um “hat-trick” de medalhas no Africano de 1998, em Nairobi, no Quénia, sendo duas de prata, nos 100 e 200m bruços, e uma de bronze, nos 200m estilos.

Com este feito, a actual membro da Associação dos Atletas Olímpicos Angolana, é até agora a única que arrebatou medalha de prata nesta maior competição de natação no continente.

Especialista em bruços, Nádia Cruz, é historicamente conhecida como a atleta local mais nova (13 anos) a integrar uma delegação angolana para participar nos Jogos Olímpicos, ao ser seleccionada na edição de 1988, em Seul.

No total, o país tem oito medalhas conseguidas em provas individuais, onde destaca-se uma de bronze de Pedro Lima, em 1990, em Tunis (Tunísia). Em 2012, em Nairobi, no Quénia, houve duas de bronze, sendo uma de Pedro Pinotes, nos 1500m livres, e outra de João Matias, nos 50m mariposa.

Em 2021, em Accra, no Ghana, houve mais duas de bronze, uma obtida por Salvador Gordo, nos 200m mariposa, em júnior, e da Catarina Sousa, nos 200m livres. Em 2022, em Tunis, na Tunísia, Lia Lima foi a única que conseguiu uma medalha de bronze, nos 200m mariposa.

A esta safra, junta-se as nove medalhas arrebatadas em provas colectivas, em estafeta, designadamente uma em 2008, na África do Sul, e outras quatro produzidas na edição de 2021, em Accra, no Ghana.

O país acolhe de 30 de Abril a 5 de Maio, deste ano, a 16ª edição do Campeonato Africano absoluto, na piscina do Alvalade, em Luanda.

Para esta missão, Angola vai competir com as cinco actuais principais referências da natação, designadamente Salvador Gordo, Henrique Mascarenhas, Lia Lima, N’hara Fernandes e Maria Freitas.

Integram, igualmente, o grupo, Djamel Pires, Enzo Anjos, Sebastião Vika,Luyane Costa, David Padre, José Cochofel, Janel Tati, Yano Elias, Rafaela Santo, Nyriam Morias, Carlota Silva e Rhanya Santo. JAD/VAB

 





Notícias de Interesse

Angola e Zimbabwe discutem reforço da cooperação

Segunda, 13 Maio De 2024   17h12

Ministro recebe delegação cubana

Segunda, 13 Maio De 2024   16h03

SADC realiza cimeira extraordinária 

Segunda, 13 Maio De 2024   10h44

+