Nair de Almeida alerta para jogo defensivo e porte físico do Congo

     Desporto           
  • Luanda     Sexta, 11 Junho De 2021    16h02  
Antiga atleta da selecção de andebol, Nair de Almeida
Antiga atleta da selecção de andebol, Nair de Almeida
Nelson Malamba

Luanda – A selecção nacional deve pautar por cautelas defensivas e evitar o jogo físico do Congo Brazzaville, no domingo, para a terceira jornada do grupo C do Campeonato Africano sénior feminino de andebol, que decorre em Yaoundé, Camarões.

Esta reflexão é da ex-internacional da modalidade, Nair de Almeida, em declarações à ANGOP, nesta sexta-feira, em Luanda, na projecção do último desafio do combinado nacional na fase de grupos, após desistência da Argélia, a disputar-se no Palácio dos Desportos.

A antiga meia-distância aponta ainda como qualidades das congolesas o ataque posicional e rapidez no jogo ofensivo.

Apesar destas características da adversária, a atleta que conquistou cinco Campeonatos Africanos, considera Angola favorita pelo histórico de triunfos nos confrontos entre si, o último dos quais em 2018 (32-19).

Na sua óptica, as tridecacampeas continentais terão de imprimir velocidade ao longo do desafio, além da inteligência na leitura das variantes de jogos das oponentes.

Nair Almeida, que encerrou a carreira em 2016, ao serviço do 1º de Agosto, representou Angola nos Jogos Olímpicos de 2004 (Grécia), 2008 (China) e 2012 (Reino Unido).

Tem ainda um registo de cinco participações em Campeonatos do Mundo e três medalhas de ouro nos Jogos Panafricanos.

Na estreia deste evento, qualificativo ao Campeonato do Mundo no mês de Dezembro, em Espanha, o conjunto nacional venceu a congénere de Cabo Verde, por 39-14, enquanto as congolesas folgaram por força de calendário.

 





+