Daniel quebra reinado de Gordo sete anos depois

     Desporto           
  • Luanda     Quinta, 04 Maio De 2023    22h04  
Daniel Francisco protagoniza surpresa interna
Daniel Francisco protagoniza surpresa interna
Domingos Cardoso-ANGOP

Luanda - O nadador angolano Daniel Francisco protagonizou um feito inédito na natação interna ao superar, nesta quinta-feira, em Luanda, o compatriota Salvador Gordo, em sete anos de reinado deste último.

Na prova de 50 metros mariposa, do Campeonato Africano da Zona IV, que decorre na piscina do Alvalade, Daniel cronometrou o tempo de 25.36 e arrebatou a medalha de prata.

O feito é de relevância acrescida para o atleta por quebrar uma barreira na especialidade que parecia intransponível até então, perante a um oponente doméstico que ficou em quarto (25.92), surpreendentemente.

A prova foi ganha pelo moçambicano Matthew Lawrence (25.27), que revalidou o título.

Gordo, que representou Angola nos Jogos Olímpicos de Tóquio´2020, tem sido um habitue no pódio da região no que se refere a prova de 50m mariposa, portanto, o "tranpolim" de Daniel representanta o seu melhor momento de forma, após regresso do africano de Agosto de 2022.

Nesta prova, que integrou os concorrentes mais rapidos da zona, Daniel Francisco melhorou a sua anterior marca (25.44), mas ficou longe de superar o recorde nacional absoluto (25.04), batido por Salvador Gordo em 2022, em Budapeste (Hungria).

Outro destaque do dia foi registado na mesma distância (50m mariposa) em femininos, com Lia Lima a arrebatar o ouro, com o tempo de 29.91.

Apesar de ter piorado o seu tempo transacto (29.10), ainda assim Lia nadou o suficiente para terminar de ouro ao peito.

Maria Freitas teve igualmente uma prova exitosa nos 200m livres e fechou com medalha de ouro (2.14.24).

Angola liderou também as estafetas masculinas e femininas de 4x100m livres, cujos dados a organização não divulgou ainda para imprensa.JAD/MC

 





+