Aposta nos melhores do ranking dita pódio no Africano

     Desporto           
  • Luanda     Segunda, 18 Outubro De 2021    17h34  
Selecção Nacional procura pódio no zonal de natação
Selecção Nacional procura pódio no zonal de natação
Cedida

Luanda - A aposta nos dez melhores atletas do ranking nacional determinou o sucesso de Angola no Campeonato Africano de natação, decorrido de 11 a 17 deste mês, em Accra (Ghana), onde ocupou o terceiro lugar, com seis medalhas de bronze.

Reagindo ao feito, o presidente da Federação Angolana da modalidade Joaquim Santos.disse que o objectivo era ter um grupo alargado para competir também em estafeta feminina, algo que não acontecia há 20 anos, acrescentando que os nadadores superaram as expectativas.  .

Referiu que o resultado foi também fruto da forma desportiva obtida durante o estágio em Portugal.

Trata-se da primeira vez na história  da modalidade que uma selecção nacional conquista seis medalhas num campeonato africano das nações, desde que o país se estreou em 1990, em Tunis (Tunísia) com uma medalha de bronze, por Pedro Lima.

Para Joaquim Santos até então era impensável o alcance de tais resultados, dado o nível competitivo dos adversários em Accra

No africano, a selecção nacional arrebatou a primeira medalha por intermédio da estafeta feminina (4x200m livres), constituída por Catarina Sousa, Lia Lima, Maria Freitas e Rafaela Santos, com o tempo de 9:14.26.

O segundo bronze foi obtido por Catarina Sousa, nos 200m livres, com o registo de 2:10.20, seguindo-se o terceiro, por Salvador Gordo (200m mariposa, com o tempo de 2:10.20).

A quarta medalha veio da estafeta 4x100m estilos mista, envolvendo Pedro Pinotes, Catarina Sousa, Salvador Gordo e Lia Lima, que completaram o percurso em 4:14.58.

Angola fechou a prova em natação pura, com mais duas medalhas de bronze, sendo uma na estafeta em masculinos (4x100m estilos), com 4:02.03, e outra na mesma distância (femininos) com 4:40.25, totalizando a sexta presença no  pódio.

Foram igualmente quebrados oito recordes nacionais, com destaque para o 4x200m livres femininos (9:14.26), batido por Catarina Sousa, Lia Lima, Maria Freitas e Rafaela Santo, superando o anterior registo (10:16.38) estabelecido em 1999, pelo quarteto Alda Albuquerque, Ana Romero, Nádia Cruz e Suely Neto. 

Integraram a comitiva angolana, os competidores Pedro Pinotes, Salvador Gordo, Daniel Francisco, Henrique Mascarenhas, Djamel Pires (masculinos), Maria Freitas, Catarina Sousa, Lia Lima, Rafaela Santo e N'hara Fernandes (femininos), que chegou esta manhã a Portugal (7h) e desembarca quarta-feira em Luanda.

 





+