Atletas lamentam inoperância da piscina na Lunda Sul

     Desporto           
  • Lunda Sul     Quinta, 09 Setembro De 2021    17h13  
Piscina do Alvalade - palco de competições
Piscina do Alvalade - palco de competições
Cedida

Saurimo – Agentes desportivos e praticantes da natação, na província da Lunda Sul, mostraram-se nesta quinta-feira preocupados com a interrupção da prática na Piscina Olímpica, desde a sua inauguração, a 26 de Agosto de 2016.

A Piscina, com espaço de lazer, 50 metros de comprimento, 25 de largura e seis de profundidade possui capacidade para mais de 700 espectadores.

Constituíndo-se em um dos maiores ganhos para prática da modalidade na região, a infra-estrutura foi encerrada no ano da sua inauguração, tendo albergado apenas uma prova oficial, alusiva aos 75 anos do antigo Presidente da República, José Eduardo dos Santos.

Agentes desportivos e praticantes da modalidade, ouvidos pela ANGOP, foram unânimes em afirmar que a não utilização do espaço há cinco anos tem contribuído para o retrocesso deste desporto.

António João, agente desportivo, considerou que a inoperância da piscina tem prejudicado o seu desenvolvimento, além de retirar mais um local de lazer à juventude.

Sublinhou que a natação, enquanto actividade motora, promove a disciplina e resistência, permitindo sensações e alterações biopsicossociais significativas para o ser humano.

Já Anastácia Pedro, praticante, disse que o Governo local deve gizar políticas para permitir que os jovens se dediquem ao desporto, uma forma também de evitar que se envolvam em práticas nocivas. 

Sobre o assunto, o chefe de Departamento para Política Desportiva do Gabinete Provincial da Cultura Turismo Juventude e Desporto, Cláudio Luembe, afirmou à ANGOP que o Governo está a envidar esforços para que o recinto esteja disponível.

Fez saber que a infra-estrutura está totalmente reabilitada, faltando apenas alguns acertos técnicos para a sua reabertura, sem, no entanto, avançar datas.

A Associação Provincial de Natação na Lunda Sul tem registado apenas um clube, o Misto de Saurimo, com cerca de 12 atletas.

 

 





+