Natação: Presença do público considerada indispensável

     Desporto           
  • Luanda     Quarta, 24 Abril De 2024    09h46  
Natação é das modalidades mais medalhadas nos Jogos da Região 5
Natação é das modalidades mais medalhadas nos Jogos da Região 5
Alberto Donga-ANGOP

Luanda – A presença do público no complexo da piscina do Alvalade, em Luanda, palco da 16ª edição do Campeonato Africano das Nações em Natação, é um factor importante para impulsionar os atletas da Selecção Nacional durante a prova, a disputar-se de 30 de Abril a 5 de Maio, em Luanda.

De acordo com o presidente da Federação Angolana de Natação (FAN), Joaquim dos Santos, dada a importância da prova, que envolverá os atletas mais rápidos de África, o apoio do público nas bancadas pode ajudar no moral do conjunto angolano perante os principais candidatos ao título, designadamente os sul-africanos, egípcios e tunisinos.

Em declarações à imprensa, durante a cerimónia de apresentação da prova, indicou que o objectivo é tentar manter o ciclo de conquistas de medalhas, como se registou em 2021, no Ghana, e em 2022, na Tunísia.

Em 2021, em Accra (Ghana), Angola arrebatou seis medalhas de bronze, por intermédio de Salvador Gordo (júnior), Catarina Sousa e quatro em estafetas. Já em 2022, na Tunísia, obteve uma de bronze, por Lia Lima.

A prova, a ser organizada pela 1ª vez no país, contará com 35 países inscritos, devendo o número atingir os 42 pelas presenças confirmadas.

A competição reserva de 30 de Abril a 4 de Maio em água pura e no dia 5 encerra com a partida de fundo em águas abertas, esta última 
em cinco quilómetros, na Ilha de Luanda.

Angola torna-se no segundo país da Zona IV da Confederação Africana da Natação (CAN) a albergar o maior evento da modalidade no continente, depois da África do Sul, que ''bisou'', em 2008, na cidade de Joanesburgo e Bloemfontein, em 2016.

Para esta missão, a Selecção Nacional vai competir com os atletas Salvador Gordo, Henrique Mascarenhas, Lia Lima, N’hara Fernandes, Maria Freitas e Djamel Pires.

Constam ainda, Enzo Anjos, Sebastião Vika, Luyane Costa, David Padre, José Cochofel, Janel Tati, Yano Elias, Rafaela Santo, Nyriam Morias, Carlota Silva e Rhanya Santo.

Os Sul-africanos, os maiores titulados do continente com 10, são os campeões da última edição disputada em Tunis, na Tunísia.

IN/FN

 





Notícias de Interesse

Angola e Zimbabwe discutem reforço da cooperação

Segunda, 13 Maio De 2024   17h12

Ministro recebe delegação cubana

Segunda, 13 Maio De 2024   16h03

SADC realiza cimeira extraordinária 

Segunda, 13 Maio De 2024   10h44

+