Núcleo de ténis do Huambo reactiva modalidade

     Desporto           
  • Huambo     Quarta, 04 Janeiro De 2023    10h12  
Pormenor de uma partida de ténis (Arquivo).
Pormenor de uma partida de ténis (Arquivo).
António Escrivão

Huambo – O coordenador do núcleo dos antigos praticantes de ténis do Huambo, Lino Costa, prometeu, esta quarta-feira, trabalhar junto das escolas e clubes na reactivação da modalidade na província, num projecto focado na identificação de novos talentos.

Em declarações à ANGOP, o responsável disse tratar-se de um projecto já apresentados ao gabinete local da Cultura, Turismo, Juventude e Desportos, com o objectivo de tornar a província numa potência nacional do ténis, com a revitalização da modalidade em todos os municípios.

Acrescentou que o plano de reactivação e identificação de talentos conta, entre outros, com amantes locais da modalidade e professores da disciplina de Educação Física, para criar o gosto pela prática a partir das escolas, com abrangência inicial de 60 crianças, dos oito aos 15 anos de idade, na categoria de mini-ténis.

O praticante informou que o núcleo, criado há mais de cinco (5) anos, conta, no âmbito do projecto de reactivação e massificação da modalidade, com o apoio de três clubes locais, nomeadamente o Ferrovia, JGM e o Petro do Huambo.

Acrescentou que as actividades têm, igualmente, o apoio dos praticantes de ténis na província de Luanda, que disponibilizaram materiais desportivos, com o objectivo de permitir a formação de equipas locais.

Explicou que o núcleo, constituído por amantes do ténis, tem por objectivo a recuperação das infra-estruturas, a formação de treinadores e tenistas de qualidade e a descoberta de novos talentos, na perspectiva de tornar a província num pólo do desenvolvimento da prática no país.

O tenista fez saber que o núcleo trabalha, igualmente, na evolução para uma associação provincial, por ainda ser inexistente a nível local, de modo a obter todos os apoios prestados pela Federação Angolana de Ténis (FAT).

Apelou aos amantes da modalidade, a envolverem-se no projecto, por ser uma actividade que pode propiciar a vinda de turistas nacionais e estrangeiros, tendo em conta a sua prática a nível mundial.

Para tal, lembrou que o ténis era praticado com regularidade na província do Huambo, tanto do ponto de vista de recreação, como do ponto de vista competitivo, pois possuía infra-estruturas específicas para o efeito, que permitiam a participação de atletas em provas locais e nacionais.

Lino Costa foi atleta do Sport Huambo e Benfica (Mambroa), entre 1982 e 1984, onde participou em dois campeonatos nacionais, sendo um em singulares, onde obteve o quarto lugar, e outro em pares, com a equipa local a ocupar a segunda posição. 

  





+