Olympafrica aconselha “estrelas” influenciarem crianças   

     Desporto           
  • Luanda     Quinta, 02 Novembro De 2023    19h16  
Desporto adaptado
Desporto adaptado
Marcelino Camões

Luanda - Os consagrados atletas angolanos portadores de deficiências foram, em Luanda, aconselhados a servirem de exemplos positivos no incentivo das crianças e jovem para a prática do desporto, com maiores facilidades, contrariando preconceitos e estigmatização social.      

Ao falar à ANGOP, no final da visita que efectuou ao país, o director executivo da Fundação Internacional Olympafrica, Alassane Thierno Diack, afirmou que o comportamento e a imagem das grandes figuras de qualquer modalidade devem exercer forte influência aos mais novos   

Para o dirigente da instituição desportiva, em África é habitual muitas famílias que possuem crianças, adolescentes e jovens, com alguma deficiência mental e físico, esconder os seus entes, para que não possam serem vistos e conviverem com a sociedade.

Explicou que, a referida situação negativa e constrangedora, deve ser motivo de muita reflexão por parte de toda sociedade, para que os pais, encarregados de educação e demais sectores realizem acções de integração, que pode ser por via do desporto, em incentivos dados por grandes atletas adaptados. 

No caso concreto de Angola, segundo Alassane Thieno Diack, os exemplos do antigo recordista paralímpico e mundial, José Sayovo Armando, bem como dos jogadores da Selecção Nacional de futebol com muletas, devem permanentemente capitalizar a mobilização de novos praticantes e no sistema de educação, evitando-se a estigmatização.            

“O que tem acontecido é bastante preocupante, para as nossas crianças portadoras de alguma deficiência. Por isso, aconselho os atletas consagrados e outros, para que exerçam a sua influência e exemplo de incentivo às crianças na mesma condição, que poderão ser futuros praticantes e campeões dos desportos”, disse.       

Em relação à visita, que aconteceu de 27 a 31 de Outubro, o senegalês considerou ter sido bastante proveitosa, na medida em que analisou com instituições e autoridades desportivas do país, importantes acções de cooperação e desenvolvimento, com realce a conclusão do Centro Olympafrica, no Município de Viana, em Luanda.          

Dos apoios, a Fundação Internacional Olympafrica prometeu que a infra-estrutura vianense terá condições para a capacitação de talentos desportivos e integração social das crianças angolanas da comunidade.

Acrescentou que o maior objectivo da sua fundação é aliar o binómio educação e desporto para o desenvolvimento das famílias e dos países, bem como trabalhar nos aspectos de preservação ambiental, fomento agrícola e outras actividades de empodeiramento dos habitantes.  

Citou como exemplo alguns países africanos, onde os centros constituem importantes factores de progresso desportivo e social, influenciando centenas de praticantes que já atingiram êxitos em competições internacionais, em benefício e prestígio do continente.       

A Fundação Internacional Olympafrica, sediada em Dacar (Senegal) é uma organização que tem como finalidade a disseminação dos valores olímpicos no continente.

Tem feito um trabalho de fundo em vários países da África, usando o desporto como factor de desenvolvimento social, ao criar centros desportivos de inclusão em áreas rurais. VAB

 





+