Governo do Cuanza-Norte homenageia medalhados do OPEN de judo

     Desporto           
  • Cuanza Norte     Terça, 09 Abril De 2024    16h40  
Angola domina o pódio, no campeonato africano de judo
Angola domina o pódio, no campeonato africano de judo
Domingos Cardoso - ANGOP

Ndalatando - O Governo do Cuanza-Norte homenageou, nesta terça-feira, em Ndalatando, os atletas da província que participaram no OPEN Africano de Judo, terminado domingo (7), na Piscina do Alvalade, em Luanda.

Atletas e equipa técnica foram agraciados com menção honrosa e um telemóvel cada.

As lutadoras Rosa Luamba, Olga Bento e Francisca Manuel, que mais se destacaram no evento, com a conquista de medalhas de ouro, prata e bronze, receberam, também, computadores portáteis.

Na noite de segunda-feira, no âmbito da homenagem, os judocas foram recebidos pelo governador provincial e participaram de uma passeata pelas principais artérias da cidade de Ndalatando.

A vice-governadora para o Sector Político, Social e Económico, Luzia Bartolomeu, que presidiu ao acto, em representação do governador, João Diogo Gaspar, disse que a homenagem espelha a satisfação pela conquista dos judocas locais.

Garantiu o apoio do Governo provincial para o desenvolvimento do desporto e do judo em particular.

Afirmou que a entrega dos judocas da província exige de todos os cidadãos no Cuanza-Norte maior empenho para a melhoria das condições, sobretudo, de treinamento, para que continuem na senda de vitórias.

A vice-governadora referiu que o judo é a modalidade que melhor ilustra a capacidade cultural, desportiva e intelectual da juventude no Cuanza-Norte.

Exortou os atletas a continuarem a trabalhar afincadamente para mais conquistas individuais e colectivas, elevando o prestígio da província e promovendo o interesse de adesão à prática desta modalidade por parte da juventude.

Governador defende massificação do desporto na província 

Na sua intervenção segunda-feira, durante a homenagem aos atletas, o governador João Diogo Gaspar instou a juventude na província à  prática desportiva, para o resgate da história da circunscrição em várias modalidades.

O governador apelou aos jovens para que continuem a aderir à prática desportiva no sentido ainda da concretização dos seus sonhos.

Segundo João Gaspar, a província tem muitas potencialidades para o desenvolvimento do desporto e que, com o apoio necessário, os atletas podem ocupar lugares cimeiros na arena nacional e internacional.

Para o efeito, João Diogo Gaspar garantiu o apoio do Governo da Província para a massificação do desporto.

Para Olga Bento que já conquistou  medalha de prata no Senegal, com mais apoios à província as atletas podem dar mais alegria à população.

As atletas do Club Ranger Cuanza Norte fizeram parte da Selecção Nacional de Judo que participou no "Open International”, em Luanda.

A judoca conquistou, na categoria dos menos de 70 kgs, no escalão de juniores, a medalha de ouro e, na categoria de senior, a de bronze.

Por seu turno, Rosa Luamba, na categoria dos menos de  63kgs, em juniores, conquistou a medalha de prata. Francisca Manuel (-52 kgs), em cadetes, conquistou igualmente a medalha de prata.

Em femininos, conquistaram igualmente pela Selecção Nacional a medalha de ouro as atletas Maria Niangi e Andreza António, feitos que colocam os anfitriões na primeira posição da classificação geral.

No torneio que teve início com escalão de  júnior, Angola arrebatou no total 36 medalhas, sendo 11 de ouro, 10 de prata e 15 de bronze.

Em masculinos, foram medalhas de ouro Leonardo Barros (60 kgs), António Candeeiro (73kgs), Adriano Tchissende (90kgs), Pedro Edmilson (66kgs) e Wilson Afonso (81kgs).

Na prova africana, disputada por 181 atletas de 21 países, a Bósnia, na condição de convidada, ocupou a segunda posição da classificação, com duas medalhas de ouro, seguida dos Camarões, com uma de ouro.

Os judocas nacionais conquistaram oito medalhas de ouro e cinco de prata, contra zero dos adversários.

O evento contou com representantes de Angola, Burundi, Bósnia, Botswana, República Centro Africana, Côte d'Ivoire, Camarões, RDC, Cabo Verde, Gabão, Marrocos, Malawi, Moçambique, São Tomé e Príncipe, Uruguai, Panamá e Paraguai, os três últimos na condição de convidados. IMA/MC





+