Organizar e garantir Paris2024 - presidente da FAAND

     Desporto           
  • Luanda     Sexta, 29 Setembro De 2023    15h53  
José do Amaral aponta meta com a organização do Pré-olímpico
José do Amaral aponta meta com a organização do Pré-olímpico
Domingos Cardoso - ANGOP

Luanda - A realização em Angola, no mês de Outubro, do torneio Pré-olímpico de andebol feminino, tem como objectivo a qualificação para os Jogos Olímpicos de Paris`2024, em França.

De acordo com o presidente da Federação Angolana de Andebol (FAAND), José do Amaral "Maninho", Angola terá, no entanto, dificuldade para alcançar esse objectivo devido a sua condição de mais titulada no continente.

"O nosso interesse em organizar a competição é claramente de contar com o poio do público para nos qualificarmos aos Jogos Olímpicos", disse, acrescentando que Angola é sempre um alvo.

Numa grande entrevista à ANGOP, quinta-feira, a ser publicada brevemente na íntegra, em que abordou o estado da modalidade no país, Maninho referiu que a responsabilidade de qualificação é maior por ser o andebol digno representante de Angola no evento.

"O andebol feminino é a modalidade colectiva com maior participação em Jogos Olímpicos, e tudo estamos a fazer para manter esta tradição", reiterou.

Durante a entrevista em que, dentre outros assuntos, falou igualmente dos programas de massificação e da cabimentação financeira anual, referiu que a preparação para o Pré-olímpico iniciou-se em 2022, após a aprovação da candidatura pela CAHB.

A prova será disputada no pavilhão Multiúsos do Kilamba, de 11 a 14 de Outubro, com a presença, além de Angola, dos Camarões, Congo e Senegal.

As angolanas vão em busca da oitava presença consecutiva, depois da estreia em Atlanta`96.

A última participação nos Jogos Olímpicos deu-se na edição de "Tóquio`2021" (Japão), onde quedou-se na 10ª posição à frente do Brasil e Japão, num total de doze selecções.WR/MC

 





+