País mantém quatro equipas nas afrotaças

     Desporto           
  • Luanda     Terça, 09 Março De 2021    18h57  

Luanda - Angola mantém-se entre os 12 países africanos com direito a quatro representantes, na próxima época, nas competições sob a égide da Confederação Africana de Futebol (CAF), segundo o órgão reitor da modalidade no continente.

Apesar da fraca campanha dos seus representantes nos dois últimos anos, o país integra ainda o top-12 dos campeonatos que apuram dois representantes para a Liga dos Campeões e igual número para a Taça da Confederação, juntamente com Marrocos, Egipto, Tunísia, Argélia, África do Sul, RD Congo, Guiné Conacry, Zâmbia, Sudão, Nigéria e Tanzânia.

A CAF usa como critério a frequência e o desempenho por clube na Liga dos Campeões e Taça da Confederação em cada cinco anos, período em que Angola se manteve em ambas as provas, e teve uma participação notável em 2018, quando o 1.º de Agosto foi eliminado nas meias-finais da "Champions" pelo Esperance de Tunis.

Esta época, o 1º de Agosto não conseguiu o apuramento para a Liga dos Campeões, nem sequer o ingresso à Taça das Confederações.

Por seu turno, o único representante angolano na principal prova de equipas no continente, o Petro de Luanda, é último entre os 16 participantes da fase de grupos, após a realização da primeira volta.

Integrado no grupo C, o Petro de Luanda averbou três derrotas, em igual número de jogos, consentiu cinco golos e não marcou nenhum, o que compromete o objectivo de passar à fase seguinte.

Os petrolíferos perderam diante do Horoya da Guiné Conacry, por 2-0, Widad de Casablanca do Marrocos (1-0) e Kaizer Chiefs da África do Sul (2-0).

O quadro das 16 equipas da fase de grupos é comandado pelo Mamelodi Sundowns da África do Sul e Wydad Casablanca do Marrocos, que fizeram o pleno em três partidas.

Ambos têm nove pontos, com os sul-africanos (grupo B) a registarem nove golos marcados e dois sofridos e os marroquinos, integrantes da série C, sete convertidos e nenhum consentido.

Segue-se o Esperance de Tunis da Tunísia na terceira posição, com sete pontos, resultantes de duas vitórias e um empate, seis tentos anotados e três sofridos.

Constam da classificação o Simba SC da Tanzânia (4º com 7 pontos), MC Alger da Argélia (5º com 5pts), AS Vita Club da RD Congo (6º com 4 pts), Al Ahly do Egipto (7º com 4 pts), Horoya SC da Guiné Conacry (8º com 4 pts), Kaizer Chiefs da África do Sul (9º com 4pts), TP Mazembe da RD Congo (10º com 2 pts) e  Al Hilal Omdurman do Sudão (11º com 2pts).

Integram ainda a lista o Zamalek do Egipto (12º 2pts), CR Belouizdad da Argélia (13º com 1pts), Teungueth do Senegal (14º com 1pt), Al Merrikh SC do Sudão (15º com 1pt).

A segunda volta da Liga africana inicia a 16 deste mês.





+