Palancas Negras jogam hoje pelo prestígio

     Desporto           
  • Luanda     Sexta, 12 Novembro De 2021    10h20  
Angola empata com Líbia - Arquivo
Angola empata com Líbia - Arquivo
António Escrivão

Luanda - A selecção de futebol, também conhecida por Palancas Negras, joga esta sexta-feira, em Luanda, para defender o prestígio do futebol nacional, diante do Egipto, altura em que mesmo uma vitória serviria apenas para consolação.

Referente à 5ª e penúltima jornada do Grupo F das eliminatórias de apuramento à fase final do Campeonato do Mundo Qatar´2022, Angola ocupa a última posição com 3 pontos. Sem hipótese de apuramento, tentará fugir o último lugar da classificação.

Já o Egipto, líder com 10 pts, precisa somente de um triunfo às 20h00, no Estádio 11 de Novembro, para sagrar-se vencedor e juntar-se aos primeiros classificados dos restantes nove grupos para um  "Play off", a duas mãos. Os vencedores apuram-se para o Qatar.

Desde 2006 que logrou a primeira e única participação num evento mundial, edição decorrida na Alemanha, Angola mais uma vez vê-se fora do maior evento do desporto rei, 15 anos depois de ter participado com outra geração de jogadores e outras lideranças no sistema desportivo.

Na preparação ao desafio, o técnico Pedro Gonçalves e pupilos apregoam discurso de vitória e o argumento tem sido a exibição no desafio da 1ª jornada, no reduto do adversário, apesar da derrota de 0-1.

A motivação é outro factor catalizador, num conjunto integrado por alguns jogadores estreantes, destacando-se o médio defensivo da equipa Sub-23 do Sporting Clube de Portugal, Domingos Andrade.

De 18 anos de idade, o atleta formado na escola do Interclube promete protagonizar uma boa exibição, caso seja opção por parte da equipa técnica.

O capitão dos Palancas Negras, Mateus Galiano, 37 anos, destaca a determinação do colectivo em  terminar a campanha com triunfo, naquela que será a sua última partida pela selecção nacional em solo pátrio.

O golo solitário do desafio anterior, disputado no Estádio 30 de Junho, no Cairo, foi anotado aos quatro minutos por Zizu, de grande penalidade.

No entanto, a partida começou com uma oportunidade flagrante de golo falhada pelo atacante Vá, e na jogada seguinte o adversário marca por via de um castigo máximo, alegadamente por entrada faltosa do central Bastos.

A perder por margem mínima, Angola pressionou durante todo o jogo, mas Vá, Fábio Abreu e Fredy não foram suficientemente eficazes para, no mínimo, garantirem a igualdade.

Presente no encontro do 11 de Novembro, Mohamed Salah, considerado dos melhores futebolistas de África e do Mundo não evoluiu na primeira jornada por falta de autorização do seu clube, o Liverpool, da primeira liga inglesa.

 





+