FAT suspende Paulo Silva por mais de três anos

     Desporto           
  • Huíla     Segunda, 21 Fevereiro De 2022    18h28  
Huíla: atirador Paulo Silva (ao centro)
Huíla: atirador Paulo Silva (ao centro)
cedida

Lubango – O atirador do 1º de Agosto, Paulo Silva, foi esta segunda-feira suspenso pela Federação Angolana de Tiro (FAT) e fica afastado das competições nacionais e internacionais por três anos e oito meses.

A decisão federativa resulta de uma acusação em que o atleta mais representativo da modalidade em Angola terá supostamente incentivado alguns atiradores a não participarem das actividades organizadas pelo órgão reitor.

Em declarações à ANGOP, nesta cidade, a propósito do assunto, o praticante com mais de  30 anos de carreira, confirmou que é acusado de ter supostamente incentivado alguns atiradores a não participarem das actividades organizadas pela FAT.

Paulo Silva discorda da decisão e explica ter havido uma intromissão da federação numa conversa mantida em um grupo privado de “whatsaap” do 1º de Agosto.

Na ocasião, na qualidade de capitão da equipa, disse ter desabafado com colegas e seus superiores em relação a postura dos dirigentes da FAT sobre as mudanças das regras e dos regulamentos das provas, sem consulta prévia aos atiradores e aos clubes.

Para ele, a Taça é há décadas uma competição aberta a todos os atiradores no activo, nos moldes em que passa ser pertença definitiva do atirador que a conquistar por três vezes em simultâneo ou em cinco alternadas.

Referiu que o novo elenco federativo resolveu alterar as regras, limitando a participação de apenas 16 concorrentes, deixando de fora os que, em sua opinião, são os favoritos, incluindo a sua pessoa.

“A prova não ocorreu devido o descontentamento gerado entre os atletas e na procura de culpados a FAT procedeu diligências e usaram a minha expressão no grupo do whatsaap como trunfo, por ter dito que não devia ir ninguém, era bom deixá-los a falar sozinhos”, disse.

Argumentou que não entende a decisão já que, na altura, outros colegas tiveram o mesmo posicionamento, considerando a suspensão um acto “irracional e sem qualquer sentido”.

Paulo Silva foi vice-presidente da FAT. Na sua vigência, Angola conquistou o primeiro e segundos lugares no campeonato da África Austral, além dos mínimos que permitiram a participação nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016.

De 57 anos de idade e natural do Huambo, Paulo Silva já arrebatou 14 vezes o Campeonato Nacional, conquistou a medalha de ouro nos Jogos Pan-africano, em 2007, bicampeão e vice-campeão da África Austral. Em duas ocasiões obteve a medalha de ouro no África Grand Prix.

O fundador do Clube de Tiros e de Pesca do Lubango já foi campeão duas vezes da Taça de Angola e disputou igualmente os Jogos Olímpicos de Sidney´2000.

Ao longo da sua carreira, participou em mais de 30 Campeonatos Africanos e do Mundo.

 





+