Pedro Quintas vence 2ª Edição do prémio "Município do Calai" em motorizadas

     Desporto           
  • Cuando Cubango     Segunda, 13 Maio De 2024    16h07  
Vencedor da prova de motorizadas, Pedro Quintas, recebe troféu
Vencedor da prova de motorizadas, Pedro Quintas, recebe troféu
Felícia Saúde -ANGOP

Menongue - O atleta Pedro Quintas venceu a segunda edição do grande prémio de motorizadas na categoria de Lingkeni 100 centímetros cúbicos, em saudação aos 62 anos do município do Calai, assinalados neste domingo.

Nas posições imediatas ficaram Frederico Tchota e Quintas Jorge, respectivamente, numa prova realizada em duas mangas, com dez voltas cada, tendo contado com  a participação de 16 pilotos.

No final da prova, o atleta vencedor, Pedro Quintas, disse que a vitória foi fruto de um trabalho árduo e estudo pormenorizado do terreno da competição que foi em "terra batida".

Fez saber que  tem participado em provas de motorizada desde 2019, em circuito fechado, altura em que alcançou o pódio com a conquista do segundo lugar nas festividades da cidade de Menongue, capital da província do Cuando Cubango.

Realçou o alto nível competitivo apresentado pelos seus opositores.

Por seu turno, o presidente da associação provincial dos desportos motorizados no Cuando Cubango, Abias Kavuvi, disse que a actividade marcou a abertura do campeonato provincial da modalidade naquela categoria.

" No âmbito das festividades a associação juntou-se a festa, fazendo a abertura oficial do campeonato dos desportos motorizados na categoria de Lingkeni", sublinhou, acrescentando que a nível do Cuando Cubango tem vindo a crescer o número de pilotos.

Disse tratar-se de um campeonato que será realizado pela primeira vez, sendo que até então as provas têm sido sempre no sentido de alegrar a população numa determinada data festiva, de forma muito esporádica.

Conforme o agente desportivo, estão agendados para a primeira fase, para além do município do Calai, os municípios do Cuchi, Cuito Cuanavale e  Menongue, que deverão acolher todas as fases das provas enquadradas neste campeonato.

Esclareceu que esta agenda de municípios previamente definidos pode ser alterada ao longo da jornada e realizar provas noutros municípios desde que mostrem disponibilidade e disposição de apoiar a associação para a realização de provas.

Por isso, solicitou dos administradores municipais apoio nas  provas traçadas para o campeonato provincial dos desportos motorizados.

Anunciou ter contactos já avançados com a Federação Angolana de Desportos Motorizados para que a província acolha uma das provas do campeonato nacional nos próximos tempos.

Por seu turno, a administradora municipal do Calai, Adélia Muambeno Samuel, disse tratar-se da segunda edição das festas do município, assegurando que eventos do género irão continuar para a alegria e euforia da população.

De referir que, a vila do Calai ascendeu a essa categoria a 12 de Maio de 1962. FF/PLB

 





+