Atletas deficientes no Cunene enfrentam desafios

     Desporto           
  • Cunene     Quarta, 07 Junho De 2023    17h45  

Ondjiva - A falta de políticas de massificação, expansão e acesso às instalações desportivas dificultam a inclusão de pessoas com deficiências no desporto adaptado, na província do Cunene.

A informação foi prestada esta quarta-feira, pelo chefe de departamento dos Desporto no Cunene, Raimundo Kunanga, referindo que a província conta com um núcleo de desporto adaptado, com apenas sete atletas seniores e alguns juvenis pertencentes a escola do ensino especial.

Em declarações à ANGOP, sobre a inclusão de pessoas com deficiência nesta vertente social, referiu que o desporto paralímpico é praticado localmente apenas nas modalidades de atletismo, futebol para amputados e xadrez.

Segundo o responsável, o núcleo tem representado a província em campeonatos zonais e actividades de âmbito nacional.

Quanto ao basquetebol em cadeira de rodas, apontou dificuldades de infra-estruturas, realçando que as existentes carecem de investimento para adaptação aos atletas que necessitam de cuidados especiais.

Lembrou a importância da prática desportiva para deficientes, por conferir a oportunidade de os atletas  demonstrarem que são capazes de realizar tarefas socialmente úteis e diminuir o estigma da discrininação e a exclusão social.

Na província do Cunene, o Gabinete da Acção Social controla quatro mil 412 deficientes nos seis municípios. FI/LHE/VAB/MC

 





+