Petro perde na estreia da BAL

     Desporto           
  • Luanda     Sábado, 09 Março De 2024    17h25  
Petro - Fus de Rabat
Petro - Fus de Rabat
Walter dos Reis

Pretória (Do enviado especial) – O Petro de Luanda perdeu, na tarde deste sábado, com o Fus de Rabat de Marrocos, por 73-82, iniciando da pior maneira a conferência Kalahari da Liga Africana de Basquetebol (BAL-sigla em inglês), que decorre em Pretória, África do Sul.

Ao intervalo do jogo, disputado no pavilhão SunBet Arena, a equipa angolana já perdia por 31-41.

O Petro, totalista na prova, mas sem qualquer título, teve pela frente um estreante que venceu todos os quartos com tranquilidade.

As dificuldades dos “tricolores” iniciaram desde o primeiro quarto de jogo, perante a um Fus de Rabat destemido e eficaz na finalização, apesar de menos experiente em provas do género.

Este factor enervou o conjunto do “eixo viário” que, durante o desafio, liderou o marcador apenas em uma ocasião, na sequência de um triplo de Aboubakar Gakou (13-10), mas ainda assim perdeu o quarto, por 17-23.

No segundo quarto, os marroquinos apostaram no jogo exterior, com os norte-americanos Jonathan Jordan e Kendrick Brown a destacarem-se, ajudando no novo triunfo, desta vez mais acentuado (31-41).

No terceiro quarto, o emblema "petrolífero", numa combinação entre Childe Dundão e Carlos Morais, até esboçou uma recuperação, mas a formação do magrebe conservou a vantagem que trazia do intervalo e voltou a estar na frente, por 66-55.

O último quarto chegou a ser o mais desafiador para os angolanos, que apresentaram fragilidades em todos os sectores, pelo que a derrota final acabou sendo inevitável, por 73-82.

O capitão do Petro, Carlos Morais, foi o melhor marcador, com 19 pontos, mais dois que o jogador do Fus de Rabat Jonathan Jordan (17).

Ainda hoje, vão jogar Cape Town Tigers e Dynamos do Burundi, que também faz estreia na prova, que já leva quatro edições.

O campeão angolano volta a jogar às 18 horas de domingo, no mesmo pavilhão, com os anfitriões do Cape Town Tigers, num jogo em que está "proibido" de perder; para não complicar o objectivo da qualificação.

Kalahari, criada este ano, é a terceira conferência depois de Nilo (Egipto) e Sahara (Senegal).

Com a participação de quatro equipas, das quais duas estreantes, nomeadamente, o Fus de Rabat (Marrocos) e Dynamo BBC (Burundi), apuram-se para a fase final, no Rwanda, as duas primeiras classificadas.

O Petro de Luanda vai na quarta participação (totalista), contra duas dos anfitriões do Cape Town Tigers, neste formato de Liga do Campeonato Africano de Basquetebol de clubes.

Iniciada neste sábado (9), a competição termina no dia 17 próximo.

A conferência Nilo terá lugar de 19 a 27 de Abril e a Sahara de 4 a 12 de Maio, enquanto a fase final disputa-se no Rwanda, de 24 de Maio a 1 de Junho.

A BAL é uma prova profissional organizada pela Federação Internacional de Basquetebol (FIBA) e a NBA. Conta com 12 equipas de todo o continente divididas em três conferências.

O Al Haly do Egipto é o detentor do título.

(Ficha do jogo)  

Árbitros: Gerda Gafting ( EUA), Arnold Moseya (África do Sul) e Didier Gaga  (Rwanda).

Equipas

Petro de Luanda: Gerson Domingos (02), Aginaldo Neto (Não foi utilizado), Yanick Moreira (06), Markeith Cummings (06), Childe Dundão (10), Carlos Morais (19), Jone Pedro (08), Gerson Lukeny (07), Antonhy Nelson (04), Eduardo Simão (Não foi utilizado), Aboubakar Gakou (09), Glofate Buiamba (02) e Edmir Lucas (00).

Treinador: José Neto

Fus de Rabat : Jonathan Jordan (17), Kendrick Brown (15), Abderrahin Najah, (06), Abdelkharim El Haoua(00), Mohamed Zeghioui(Não foi utilizado), Ayoub Nouhi( 09), Aliou Diarra (15), Omar Laanani (Não foi utilizado), Mohamed Sylla (04), Soufiane Benmhine (12), Badir Azouga (07), Abdelkarim Zouita (00) e Yacine Baeri (03).

Treinador: Said El Bouzidi  

WR/VAB/MC





Notícias de Interesse

+