Petro do Huambo engajado nos escalões de formação

     Desporto           
  • Huambo     Segunda, 25 Março De 2024    14h35  
Equipa do Petro do Huambo
Equipa do Petro do Huambo
Valentino Yequenha

Huambo-  Pelo menos 500 crianças e adolescentes são formadas, anualmente, pelo Petro do Huambo , no âmbito das acções de massificação do andebol, basquetebol, esgrima, futebol e taekwondo, para o alto nível competitivo dos praticantes.

A informação foi prestada, esta segunda-feira, à ANGOP, pelo presidente cessante do Petro do Huambo, Aníbal Sulambo, à margem da constituição da comissão eleitoral, antevendo a assembleia-geral da agremiação desportiva.

O responsável disse que a direcção decidiu apostar nos escalões de formação, para manter o ritmo competitivo e devolver a confiança aos adeptos e sócios do clube, que está fora de competições nacionais de futebol desde 2008, altura que desceu de divisão.

Aníbal Sulambo informou que muitos destes atletas são aproveitados  pelos clubes locais e com dimensão nacional, para prestação desportiva nestas modalidades referenciadas, numa altura em que a agremiação enfrenta dificuldades financeiras.

O ex-futebolista Aníbal Sulambo disse que as formações nas diversas modalidades desportivas começaram a ser o foco da direcção do clube desde 2016, na perspectiva de rejuvenescer o clube.

Esclareceu que nestas cadeias de profissionalização participam iniciados e juvenis de ambos sexos, selecionados localidade e com idades, entre oito e 18 anos, no sentido de aprimorarem o desempenho táctico.

Disse que a manutenção da infra-estrutura do clube com condições rentáveis é assegurada por 27 trabalhadores, inscritos no Instituto Nacional de Segurança Social (INSS).

Ascensão ao Girabola

Explicou que fruto destas cadeias formativas, o Petro Atlético do Huambo conta com uma equipa mista de futebol, constituída por juniores e seniores no Campeonato Provincial, com desempenho positivo, cujos resultados podem ser decisivos para o regresso à primeira divisão de maior competição nacional.

Salientou que a luta persiste para o alcance da primeira divisão de maior competição nacional, mas devido às exigências da Federação Angolana de Futebol (FAF) o clube tem enfrentado dificuldades de as seguir de imediato por falta de dinheiro.

Precisou que o clube tem vindo a negociar constantemente com os  patrocinadores tradicionais  da agremiação, nomeadamente, Agência de Petróleo, Gás e Biocombustível, para impulsionar a participação no zonal de apuramento do Campeonato Nacional de futebol da primeira divisão (Girabola),

De igual modo, disse que a equipa tem condições para desafios nacionais, porém este sonho é condicionado pela exigência imposta pela FAF que recomenda a participação do clube nestas competições  com um suporte financeiro fixado em 40 milhões de Kwanzas.

Sem precisar o montante disponível, referiu que o clube vive de "arrastos” e para se reerguer, ao nível competitivo e organizativo que ostentava no passado, carece de um patrocinador oficial, para permitir a execução dos projectos definidos pela direcção, com realce para a reabilitação do património do clube e construção de um campo de futebol.

Precisou  que  a direcção está engajada, também, no estudo de outros métodos de negociação, para convencer as estruturas centrais do futebol angolano, a  removerem esta condição  numa altura em que a agremiação está ,cada vez mais, impotente na arrecadação destes valores monetários.

O Petro Atlético do Huambo, fundado a 05 de Janeiro de 1981, surgiu da fusão do Atlético Clube do Huambo e do Grupo Desportivo da Sonangol, com o objectivo de dotar a província de um clube moderno, organizado e forte financeiramente com o suporte da petrolífera estatal.

Entre os momentos de glória, ao longo dos 43 anos de existência, destaca-se o facto de ser o primeiro clube no país a registar oficialmente a designação Petro, a efectuar uma digressão à Europa Ocidental (Itália) em (1980) e de ter vencido o primeiro Campeonato Nacional de futebol da II divisão, realizado no país após a Independência Nacional, proclamada a 11 de Novembro de 1975.

Conta com um total de mil atletas praticantes de várias modalidades, com destaque para o futebol, ginástica, basquetebol, andebol e disciplinas de luta.

Em termos de infra-estruturas, o clube possui uma sede social reabilitada, um pavilhão gimnodesportivo com um vasto quintal anexo, um centro de estágios, um campo de futebol próprio e um terreno de cerca de quatro hectares no bairro Cambiote, periferia da cidade do Huambo. LT/JSV/ALH





+