Petro inicia com vitória Torneio Victorino Cunha

     Desporto           
  • Luanda     Segunda, 25 Outubro De 2021    19h35  
Pormenor de um jogo do Petro (amarelo)
Pormenor de um jogo do Petro (amarelo)
Rosário dos Santos

Luanda – O Petro de Luanda começou com vitória a 13ª edição da Taça Victorino Cunha em basquetebol, ao superar o equipa B do 1º de Agosto, por 130-81, em jogo da série B, disputado no pavilhão com o mesmo nome, na capital do país.

Ao intervalo os “tricolores”, orientados pelo brasileiro José Neto, tinham vantagem de 35 pontos (77-42).

Edmilson Andrade, da formação “militar”, foi o melhor marcador da partida com 20 pontos, seguido pelo petrolífero Olímpio Cipriano, com 17.

Para a série A está reservado, ainda para esta noite, o desafio 1º de Agosto - Vila Clotilde.

A decorrer até o próximo dia 29, o torneio prossegue, terça-feira, com o Interclube, detentor do título, a defrontar a equipa B do D’Agosto, ao passo que o Petro B terá pela frente a formação principal do 1º de Agosto.

Os primeiros de cada série disputam a final, enquanto os demais disputarão as classificativas da terceira a sexta posição.

A prova é uma homenagem ao antigo técnico do 1º de Agosto e seleccionador nacional Victorino Cunha, vencedor de, entre outros troféus, sete campeonatos nacionais, pelo clube, e três títulos africanos ao serviço da selecção sénior masculina.

Uma das principais figuras da modalidade, o treinador é consultor da ministra da Juventude e Desportos e instrutor da FIBA-África.

Orientou ainda o Petro de Luanda e esteve na origem da carreira de vários internacionais angolanos, com destaque para Jean Jacques da Conceição, a maior referência do basquetebol angolano e único africano no Hall da Fama da Federação Internacional de Basquetebol (FIBA).

O torneio Victorino Cunha tem como maior vencedor o 1º de Agosto (8 troféus), seguido do já extinto Recreativo do Libolo com dois. O Petro e o Interclube têm um cada.





+