Petro já no país – cumpre quarentena institucional

     Desporto           
  • Luanda     Quarta, 02 Junho De 2021    18h08  
Lukeny (com a bola) foi um dos eleitos MVP
Lukeny (com a bola) foi um dos eleitos MVP
Foto cedida

Luanda – O Petro de Luanda regressou nesta quarta-feira ao país, após conquistar a medalha de bronze na Liga Africana de Basquetebol (BAL), disputada de 16 a 31 de Maio, no pavilhão Arena de Kigali, no Rwanda.

Os “petrolíferos” saíram do Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro para cumprimento de uma quarentena institucional de dez dias, devido à pandemia da Covid -19.

A turma “tricolor” é constituída por Childe Dundão, Jone Pedro, Gerson Gonçalves “Lukeny”, Carlos Morais, Valdelício Joaquim, Gerson Domingos, Antwan Scott (EUA), Aldemiro João, José António, Olímpio Cipriano, Leonel Paulo e Ryan Richards (Inglês), este último terminou o contrato com o Petro válido apenas até a disputa da BAL.

Para conquistar a terceira posição, o representante angolano venceu o anfitrião Patriots, por 97-68.

A prova foi vencida pelo Zamalek do Egipto com triunfo sobre o Monastir da Tunísia, por 76-63, destronando o 1º de Agosto de Angola, vencedor da edição de 2018-2019 (Em 2019/2020 não se disputou devido à Covid -19).

Em seis partidas da primeira edição da prova, organizada pela FIBA-África e NBA, o Petro de Luanda venceu na fase de grupos a Association Sportive de la Police Nation (84-66), Forces Armées et Police Basketball (66-64) e AS Salé (97-78).

Nos quartos-de-final derrotou novamente o AS Salé (79-72), nas meias-finais perdeu frente ao Zamalek (71-89) e encerrou com a vitória diante do Patriots do Rwanda (97-68) nas qualificativas para o terceiro lugar.

Em todos estes desafios viu igual número de atletas serem eleitos o jogador mais valioso (MVP). Trata-se de Jone Pedro (duas vezes), Antwan Scott (EUA), Gerson Gonçalves “Lukeny”, Carlos Morais e Valdelício Joaquim.





+